GM finta consequências nas ignições defeituosas

A General Motors conseguiu uma grande vitoria no processo das ignições defeituosas - um tribunal federal determinou que a GM não é responsável pelos acidentes que ocorreram depois de 2009. Até agora 400 feridos e 124 mortos foram associados ao GMswitchgate com a GM a já ter pago mais de 2,6 mil milhões de dólares em multas e acordos extra-judiciais - para mais detalhes cliquem na tag GMswitchgate.
Para quem não segue este escândalo, basicamente devido a um erro no design da ignição de certos automóveis esta podia desligar em movimento cortando o motor, assistência à travagem e até impedia airbags de funcionar.

O tribunal disse que nos termos da falência e reorganização da GM em 2009 a "nova GM" não é responsável por danos punitivos (por exemplo pela desvalorização das viaturas devido a este problema ou acidentes indirectos) deste escândalo.

É que com a falência de 2009 a GM colocou todos os automóveis produzidos até ao momento da falência e "bens tóxicos" numa entidade designada "old GM" (ou Motors Liquidation Co.), incluindo os automóveis afetados pelas ignições defeituosas, o que significa que a "nova GM" apenas tem que responder pelos mortos e feridos graves causados por estas sistemas de ignição.
Todos os outros que viram o valor do seu automóvel reduzido a basicamente nada têm que ir ao tribunal de falências discutir com a "old GM" e as hipóteses de conseguir uma compensação são tão pequenas como a compensação que conseguiriam.

0 comentários: