Coreia do Norte gama Volvos

No feriado encontrei esta historia muito curiosa sobre como a Coreia do Norte "roubou" 1.000 automóveis Volvo à Suécia.
Depois da guerra da Coreia, a Coreia do Norte estava a recuperar a sua economia e a transformar-se numa economia industrial funcional se bem que com muita ajuda do estado - parecia uma possibilidade de investimento com bom retorno.

Com isso em mente, a meio dos anos 70 os Suecos assinaram contratos com a Coreia do Norte e enviaram toneladas de equipamento industrial Sueco, incluindo 1.000 Volvo 144, no valor total de 70 milhões de dólares com a condição que a Coreia pagasse mais adiante. Para manter o seu investimento debaixo de olho os Suecos abriram uma embaixada em Pyongyang - que ainda existe hoje em dia.

Como seria de esperar assim que começaram a ver o que se passava no pais os suecos rapidamente perceberam que algo não batia certo na Coreia governada por Kim Il Sung. Pouco depois da abertura da embaixada os norte-coreanos deixaram de pagar os bens que importava, as contas e juros começaram a acumular-se e tornou-se claro que sobre-estimaram as suas capacidades industriais e não eram capazes de suportar os investimentos.

Assim, 4 décadas mais tarde, o governo da Coreia ainda não pagou pelos 1.000 Volvo e restante equipamento. A divida atual atingiu 322 milhões de dólares e o governo sueco ainda manda 2 vezes por ano correio a relembrar Pyongyang que ainda não pagaram a conta.

0 comentários: