[update]Novo Ford Puma apresentado

Mais um SUV da Ford, este é o novo Ford Puma, que vem substituir o EcoSport - apenas uma pergunta: porque é que de frente parece a cara de uma criança que entrou no quarto para encontrar os pais no "bem-bom"?


Sim, sou fã do pequeno coupe dos anos 90 baseado no Fiesta - mas 20 anos passados e SUVs é o que está a dar e como o EcoSport não deu em nada a Ford recupera este nome para um SUV segmento B como deve ser, neste caso com um design dinâmico tipo SUV-coupé tipo Toyota C-HR.



A linha das janelas é alta, limitando a superfície vidrada, recebe faróis específicos e se for para a versão ST-Line apresentada para-choques agressivos.

No interior temos o tablier do Fiesta e dependendo da versão poder receber um conjunto de instrumentos do condutor digital com um ecrã de 12,3 polegadas, tecto de abrir de vidro, sistemas audio B&O com 10 colunas, assentos com massagem à frente e com o modem 4G FordPass Connect poderá ter acesso aos serviços em linha do sistema SYNC3 e hotspot Wi-Fi.



Ao nível de tecnologias pode receber cruise control ativo, vigilância de ângulos mortos, travagem automática de emergência, ajuda à manutenção na faixa de rodagem e algo chamado "Local Hazard Warning" - informações sobre estado da estrada via crowd-sourcing.



Mecanicamente falando, sendo baseado no Fiesta a tração será apenas dianteira e recebe os mesmos motores - no lançamento terá 2 versões da motorização hibrida ligeira EcoBoost Hybrid que combina o 3 cilindros de 1.0 litros com um motor eléctrico (que substitui o alternador) de 11,5 kW alimentado por um sistema eléctrico de 48 volts EcoBoost Hybrid debitando 125 e 155 cavalos.

Mais adiante deverá chegar versões não híbridas EcoBoost destes motores, um motor diesel EcoBlue de 1.5 litros com 120 cavalos e a opção de caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades. O problema da caixa de dupla embraiagem é que só estará disponível com o Ecoboost 125 cavalos e perde o sistema híbrido ligeiro que é de série na versão com caixa manual.
E no fim do ano devemos ter a versão ST com 200 cavalos!


update 27-03-2020

0 comentários: