Koenigsegg Jesko apresentado

Este é o Koenigsegg Jesko, o sucessor ao Agera e recebe o nome do pai de fundador e CEO da Koenigsegg - Jesko von Koenigsegg.
(Este é o Jesto, o homem não o carro obviamente)
Recebe uma versão melhorada do V8 de 5 litros do Agera RS que consegue, com combustível de competição, debitar 1600 cavalos! Se for para vulgar gasolina fica-se pelos 1280 cavalos - que é visivelmente "pouco". A célula de fibra de carbono foi também revista e uma caixa de velocidades completamente nova. Como eu disse, a célula do Jesko é uma evolução da utilizada no Agera para que seja mais fácil de usar - é 40 milímetros mais comprido e 22 milímetros de altura para dar mais espaço interior aos ocupantes e facilitar a visibilidade mas mantendo resistência torsional. A aerodinâmica é activa e é capaz de gerar mais de 1 tonelada de apoio aerodinâmico.

No interior temos um cocktail delicioso de couro, alcantara, fibra de carbono, alumínio, vidro e quase tudo é operado por sistemas hidráulicos miniaturizados automatizados como no Regera.

A Koenigsegg não deu dados oficiais de performance do Jesko mas tendo em conta que é mais aerodinâmico e mais potente que o Agera RS (e esse é capaz de atingir os 100 km\h em 2,6 segundos) será provavelmente estupidamente rápido.

Uma das características técnicas mais interessantes é que o Jesko recebe uma nova caixa automática de 9 velocidades que é tão rápida que a chamam de "Light Speed Transmission" - aparentemente este sistema não só é rápido como consegue saltar para a velocidade mais adequada e não ter que passar por todas as velocidades a caminho da mais adequada como nos atuais sistemas de dupla embraiagem. Se quer um corra porque só vão ser produzidas 125 unidades.

0 comentários: