Trivialidades de 4 rodas

Edição "10 dicas de Irv Gordon"


Irv Gordon, que surge aqui nas "Trivialidades de 4 rodas" pela segunda vez, deixou-nos e em sua honra resolvi publicar abaixo a lista de 10 dicas que ele dá para assegurar que o seu automóvel atinja o milhão de quilómetros. É uma tradução direta de um artigo de uma revista norte-americana.

1) começa com um automóvel que tu gostes. Para percorreres 3.210.000km (2 milhões de milhas) vais passar mais de 40.000 horas a conduzi-lo se fizeres uma média de 80km\h - ou seja, vai ser uma casa longe de casa. Se não gostares do teu carro nunca atingirás a distancia.

2) Muda o óleo e filtro do óleo regularmente. Se há uma operação de manutenção que prolongará a vida do seu motor é esta. Considerando o custo acessível de óleo e filtros esta é a mais barata apólice de seguro que o seu carro pode ter.

3) Use componentes de fábrica\marca. Evite usar componentes de empresas independentes, usa peças de fábrica. As pessoas que construíram o seu carro conseguem "experimentar/testar" mais que qualquer um de nós para escolherem o melhor componente. Peças de fábrica podem ser mais dispendiosas, mas são definitivamente mais compatíveis com o seu automóvel.

4) Use uma marca de óleo. Surpresas são agradáveis nos aniversários mas não as quer debaixo do capot. Usar uma/a mesma marca de óleo assegura uniformidade da qualidade e evita surpresas.

5) Gasta uns minutos por semana para algumas verificações debaixo do capot. Até os mais inexperientes conseguem verificar os níveis de fluidos, verificar o estado de correias e mangueiras. Verifique se as conexões da bateria estão seguras e sem corrosão.

6) Lave o automóvel regularmente. Use um produto neutro e lave o carro à mão. No inverno passar bem o fundo do automóvel por água. Um automóvel limpo permite encontrar pequenos ricos e mossas que podem ser retocados antes da ferrugem se instalar.

7) Encere o automóvel 2 vezes por anos. É mais que cosmético, também protege contra oxidação e ferrugem.

8) Desenvolva uma boa relação com o seu concessionário/oficina e o seu mecânico. Vão ser os seus parceiros a longo prazo. Se eles perceberem que é um cliente sério e regular vão dar-lhe a ajuda e conselho que precisar quando precisara.

9) use estações de combustível com grande tráfego. Estações com pouco tráfego significa que os combustíveis ficam nos depósitos mais tempo podendo ser contaminados por água de condensação.

10) Se o seu carro fizer um barulho estranho não aumente o volume do radio para o encobrir - oiça com atenção. E se for indicador de um problema faça a reparação o mais depressa possível antes cause problemas maiores.

0 comentários:

"