Adeus Ford Mondeo?

Esta geração do Ford Mondeo poderá ser a ultima - a Ford não o anuncia diretamente, mas 2 noticias recentes apontam nessa possibilidade.
Primeiro foi a noticia que a produção do Fusion (versão americana do Mondeo) vai ser transferida para a China apartir de 2020 sem confirmar se iria ser substituído por outro modelo () logo seguido de informação que a produção do Mondeo em Espanha (ao lado dos S-Max/Galaxy, Kuga, Tourneo Connect e Transit Connect) também seria transferida para a China mas não iria haver importação da China para outros mercados. Muda a produção toda para um local e diz que não será exportado de lá...adeus Mondeo então.

A principal razão é o domínio dos SUVs/Crossovers. O segmento D esta em queda em todos os mercados excepto na China, mais desde que começou a enchente de SUVs e Crossovers e nos EUA dois terços das vendas do Mondeo são da versão SUV Edge que cá na Europa só recentemente iniciou vendas - mas com os motores disponíveis será certamente pouco popular. Com as margens de lucro e vendas do lado dos SUVs mais vale acabar com o sofrimento do Mondeo. Apesar de ainda mais elevados, os SUVs estão a conseguir baixar os consumos ao ponto dos consumidores acharem a diferença aceitável - claro que não notam que a manutenção de um SUV tende a ser mais elevada mas só notam isso tarde demais. E com o aumento da duração dos empréstimos para compra de automóveis - há cada vez mais contratos de 8 a 10 anos e isso significa que a diferença na prestação mensal é também pequena.

O que não irá acabar bem certamente para os consumidores - estão a comprar um automóvel mais caro, mais dispendioso a manter e a esticar o orçamento. Tudo porque estão na moda?!

0 comentários: