Alemanha prepara-se para banir diesels mais antigos

O governo alemão está a preparar ferramentas legais para que cidades possam banir os automóveis diesel mais antigos da estrada. Proibir automóveis mais antigos de entrar de certas zonas dos centros urbanos não é propriamente novo, temos isso em Lisboa, mas neste caso as cidades alemães vão poder decidir por si banir certos automóveis e o alvo está nos diesel abaixo do euro 6.
O objetivo é conseguir cumprir os limites de poluição ambientais, especialmente nas emissões de óxidos de azoto, mas coloca 2 situações: primeiro retira das cidades milhares de automóveis diesel mais antigos reduzindo drasticamente o seu valor residual e segundo coloca um grande ponto de interrogação no futuro do diesel - mais um. Se por um lado na Alemanha quase metade dos 3 milhões de automóveis vendidos anualmente são diesel segundo a VDA, por outro anualmente morrem aproximadamente 10.000 pessoas devido a partículas finas e óxidos de azoto de veiculo diesel.

Nestes temas só é preciso alguém dar o primeiro passo para que outros sigam - em breve poderá chegar cá também. Uma questão de tempo.

0 comentários: