[update video]Porsche Mission E apresentado

Há meses que ouvimos falar de que a Porsche e a Audi estariam a trabalhar num rival ao Tesla Model S, simplesmente não estávamos à espera dele agora - eis o Porsche Mission E, uma colecção de carateristicas que creio nada terem a ver com o que pensamos da Porsche: um sedan de 4 portas de abertura oposta, 4 lugares, eléctrico com mais de 600 cavalos, tracção e direcção às 4 rodas e 500 quilómetros de autonomia.
É um Panamera encolhido mas bastante mais atraente (não que fosse propriamente difícil) - uma carroçaria bastante realista de aço, alumínio e fibra de carbono branca, jantes pretas e faróis inspirados nos protótipos de Le Mans, portas de abertura antagonista para uma cabina de 4 lugares...ao contrário de todos os Porsches actuais que tentam de alguma forma fazer a ligação ao 911, este não tem essa pretensão.

Caracteristicas técnicas muito semelhantes aos do concept Audi e-Tron Quattro, algo que não é coincidencia - o Audi Q6 e o mini-Panamera (ou Pajun como muitas vezes tem surgido na net) são baseados na mesma plataforma MLB evo. Creio que a maior diferença entre estes 2 concepts é que o Audi tem 3 motores eléctricos e o Porsche apenas 2. O sistema de tracção integral permite o Torque Vectoring que distribui o binário individualmente a cada roda e tem direcção à 4 rodas. A bateria esta montada no fundo do automóvel entre eixos assegurando um baixo centro de gravidade...tal como o Model S.

Outra novidade é o sistema de carga rápida "Turbo Charging" que segundo a Porsche é capaz de carregar 80% da bateria em 15 minutos. Isso é possível graças a um sistema de carga de 800 volts quando os actuais sistemas rápidos funcionam no máximo a 400 volts. Isso permite menos perdas por resistência, mas será que afecta a duração da bateria? Mas é possível carregar de outras formas, incluindo por indução ou pela tomada de 220volts via o painel lateral. 

Sendo um Porsche a performance é chave e não desaponta - 0 aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos, atinge os 200 km\h em menos de 12 segundos e segundo a Porsche faria o Nürburgring em menos de 8 minutos. 


No interior temos um novo interface capaz de ser usado por gestos e mesmo pelos olhos, o familiar conjunto de instrumentos desaparece sendo trocado por um sistema digital.

Este Mission E ira entrar em produção, talvez não com esta designação e alguns detalhes, mas a Porsche quer impor-se no grupo VW e o CEO da Porsche Mueller já disse que vão construir um desportivo 100% elétrico. O CEO do grupo Martin Winterkorn disse também em Frankfurt que o grupo irá apresentar mais 20 modelos elétricos ou eletrificados até 2020 - este muito provavelmente será um desses mas também anuncia o design do próximo Panamera.
Visto no Autoblog


update 16-09-2015
update 29-09-2015
update 30-09-2015

0 comentários: