Novo Mercedes Classe E - antevisão

A Mercedes começa a campanha de abrir o apetite para o completamente novo Classe E que é esperado em Frankfurt, mas ao invés do normal bombardeamento de fotos-teaser resolveu apresentar toda a panóplia de sistemas de segurança que terá - um passo para o mundo sem acidentes?
Este conjunto de novas tecnologias, a que a Mercedes chama de "Intelligent Drive Next Level", leva a protecção dos ocupantes a um novo patamar e se antes muita desta tecnologia estava apenas disponível no Classe S começa agora a descer na gama. Outro detalhe muito importante deste novo "conjunto de sistemas" é que pode ser actualizado - segundo o director dos sistemas avançados Michael Hafner a nova arquitetura foi desenhada de raiz para ser aberta a novos desenvolvimentos que possam surgir após a fabricação do automóvel. Ou seja, o automóvel poderá ser actualizado ao longo do tempo.

Intelligent Drive melhorado: o Distance Pilot Distronic funciona até 200 km/h e agora detecta todos os automóveis à sua volta (ao invés de apenas aqule que vai à sua frente) mantendo a distancia, ajudar a virar o carro nas curvas agindo sobre a direcção e até travar o automóvel para melhor fazer uma curva. O Steering Pilot foi actualizado com novas câmaras para ler as marcações da estrada, mesmo as mais apagadas, e funciona até 130km\h quando antes apenas funcionava até 80 km\h.

Speed Limit Pilot: utilizando a comunicação externa ou câmaras pode "consultar" o limite de velocidade para a secção de estrada onde se encontra e ajusta a velocidade do veiculo.

Active Brake Assist: esta nova geração avisa o condutor de um possível acidente, podendo aplicar os travões se necessário. É capaz de reconhecer automóveis a travarem ou estacionados, transito em cruzamentos, peões em passadeiras e mesmo filas de transito em formação.

Evasive Steering Assist: este sistema detecta quando o condutor está a fazer uma manobra de evitamento e aplica força "adequada" no volante facilitando a manobra.

Remote Parking Pilot: usando uma aplicação num smartphone é possível estacionar e tirar o automóvel de lugares apertados (em garagem ou em estacionamento em paralelo ou espinha) desde que o condutor esteja a 3 metros do automóvel e tenha a chave do carro consigo.

Car-to-X Communication: este sistema aproveita a rede car2car que a Mercedes iniciou em 2013 e desde que o automóvel tenha um cartão sim com ligação de dados poderá receber em tempo real informação das condições da estrada à sua frente, mesmo fora do campo de visão. Exemplo - um automóvel à sua frente detectou um obstáculo na estrada e transmite essa informação para os restantes automóveis, via a cloud da Mercedes, que se dirigem para essa secção de estrada. É uma novidade no mundo automóvel mas este sistema vai precisar de algum tempo para valer a pena já que vai precisar de estar instalado num grande número de automóveis.

Digital Car Key: o smartphone do condutor pode servir como chave para o automóvel. Ao aproximar o telemóvel da porta esta é desbloqueada e as definições do assento do condutor, rádio, espelho retrovisor e outras são automaticamente ajustadas para esse condutor. Apenas me preocupa uma coisa: smartphones são muito dados a ficarem sem bateria ou serem roubados - será que a Mercedes criou medidas de backup?

Pre-Safe Impulse Side: se o automóvel detectar que o acidente é inevitável bolsas de ar no apoio lateral exterior dos assentos enchem-se para afastar os ocupantes da porta.

Pre-Safe Sound: este sistema protege os ouvidos dos ocupantes, sim os ouvidos, do som da colisão. Quando o automóvel detecta que o acidente é inevitável cerca de meio segundo antes do impacto o automóvel produz um som semelhante ao de uma onda do mar a desfazer-se para contrair um músculo no ouvido e é isso que protegerá o ouvido.

Farois Multibeam LED: com 84 diodos (antes 24) pilotados individualmente permitindo uma melhor iluminação e adaptação em tempo real às condições da estrada como circular em cidade, estrada aberta, cidade, rotunda, etc.


Quantos destes sistemas vão estar disponíveis de série ou por opção é uma boa pergunta - teremos que esperar por Frankfurt para termos mais detalhes.

0 comentários: