Fábrica da Mini faz 100 anos e prepara futuro

A fábrica da Mini em Cowley (Oxford) celebra 100 anos de funcionamento. Actualmente a produzir a segunda geração do Mini, já produziu mais de 11,5 milhões de automóveis desde 1913 - o primeiro modelo que saiu da linha de montagem a 28 de Março de 1913 foi o ‘Bullnose’ Morris Oxford, pelo meio deu assistência aos Spitfire da Segunda Grande Guerra, produziu o Morris Marina e o Mini de Alex Issigonis.

Actualmente a fábrica de Oxford produz todos os Mini com excepção dos crossover's - Hatchback, Convertible, Clubman, Clubvan, Roadster e Coupé. Desde 2001 já foram produzidos 2.25 milhões de Mini's by BMW.

Mas não pára para celebrar, já que a BMW tem em curso um investimento de mais de 750 milhões de euros a preparar a fábrica de Oxford para o Mini Mk3. Apesar da apresentação estar marcada apenas para o fim de 2013/inicio 2014, as primeiras unidades de "pré-produção" já começaram a sair da linha de produção.

Este novo Mini 3 (F56) utilizará a nova plataforma modular da BMW para modelos de tração dianteira UKL1, mas durante os próximos 2 anos a mesma fábrica terá que produzir os novos F56 e os "antigos R-56 ao mesmo tempo na mesma linha de produção - é que nem os motores vão ser iguais, não partilham nada. Os Countryman e Paceman vão continuar a ser produzidos na fábrica da Magna em Graz, Áustria.

Nos entretantos, surgiram imagens do interior do Mini F56 - e a grande mudança parece que o velocímetro mudou do centro do tablier para uma posição clássica à frente do condutor.

O circulo no tablier ainda lá esta, e parece ter os comandos do rádio e num modelo mais equipado provavelmente terá também o GPS. A apresentação poderá ser feita no Salão de Frankfurt em Setembro, portanto não temos muito para esperar.

0 comentários: