E eis o novo Volvo V40, o primeiro novo Volvo da era chinesa. Novo também é o motor diesel de baixas emissões. Claro que vão haver mais motores incluindo um T5 de 254 cavalos. Todos vão ter start-stop e travagem regenerativa. E olhando apenas para o visual, os Audi A3 e BMW serie 1 que se cuidem.
A gasolina vai estar disponível o 5 cilindros de 2.5 litros T5 de 251 cavalos e 400 Nm de binário com uma caixa de automática, vai haver o 1.6 GTDi T4 com 177 cavalos e T3 com 148 cavalos.
A diesel vai haver 2 motores - o 5 cilindros de 2 litros D4 com 175 cavalos e 400 Nm de binário e o 2 litros D3 de 148 cavalos de 150 cavalos e 350 Nm de binário. Ambos podem ser associados a caixas de 6 velocidades manuais e automáticas.
E quando se fala de Volvo, segurança é chave - dentro do arsenal de tecnologias de segurança inclui-se o sistema de detecção de peões e travagem automática. Mas a novidade é o sistema de airbags exterior para proteger peões que não tenham sido detectados pelo sistema. Trata-se de uma evolução dos sistema inaugurado pelo Citroen C6 e Jaguar XK em que o capot levanta para evitar que peões sejam projectados, em que acrescentaram um airbag para abraçar o pobre peão.
De facto a traseira é um pouco estranha, mas no global, tá muito bonito! Será que foi desenhado por chineses também? Humm...
A traseira parece estranha porque é a do novo Honda Civic com alguns retoques.
Tambem aprecio o estilo, mas ao mesmo tempo preocupa-me porque apesar de ser um automovel novo (mecanicamente) a nivel de estilo, mesmo agradavel (eu gosto) é já um pouco deja vu da Volvo. O chassis é novo, os motores são novos mas o resto é um pouco já conhecido e batido. Esperava mais.