Distração ao volante em discussão

Os Americanos estão a debater o problema crescente de tecnologias e distracção ao volante - e sendo um dos principais mercados mundiais, o mais certo é que o aqui se decidir vai acabar por chegar à Europa. Daí que o U.S. Department of Transportation tenha proposto guias para limitar o uso de tecnologia automóvel não relevante para a condução do automóvel ou que possa causar distracção ao condutor pela utilização das mãos ou olhos.
O DOT recomenda (sim, para já é uma recomendação) aos construtores que não introduzam tecnologia que precise de ambas as mãos para operar ou que obrigue o condutor a desviar os olhos da estrada por mais de 2 segundos. Recomenda também que tecnologias que precisem de intervenção pelo condutor não esteja disponível quando o automóvel não estiver parado - internet, SMSs, Twitter, marcação de um número de telemóvel, definir destinos nos GPS's, etc...
Estas recomendações vão estar em discussão por 60 dias e só depois se saberá se vão ficar por "recomendações" ou passa a lei.

0 comentários: