General Motors volta a meter o pé na poça com o Chevrolet Volt

Recentemente noticiamos o incêndio do Chevrolet Volt que tinha sido usado num chrash-test num parque de estacionamento da NHTSA. A GM reagiu rapidamente afirmando primeiro que nada de errado havia com a bateria do Chevrolet Volt e mais tarde vem apontar o dedo à NHTSA porque esta é que causou o incêndio porque não cumpriu o procedimento de esvaziamento da bateria após um acidente definido pela GM. Ao que a NHTSA rapidamente respondeu: "Qual procedimento de esvaziamento de bateria?". Leiam que vale a pena.
É que segundo a NHTSA, eles não podiam seguir o dito procedimento porque a GM não lhes disse qual era o procedimento! A GM não transmitiu o que fazer com a bateria depois de um acidente - nem a quem faz testes de segurança, nem bombeiros, nem a sucateiros. Ninguém.
A GM ensinou aos bombeiros americanos como desligar a bateria mas o incêndio foi causado porque esta não foi esvaziada. Pelos vistos o dito processo que a GM não partilhou foi desenvolvido DEPOIS do teste que a NHTSA fez e DEPOIS do automóvel já estar à venda - sim, o CHevrolet Volt já estava a venda e a GM ainda não tinha decidido o dito procedimento que faz falta a muita gente.
Mas não fique a rir dos americanos, é que eu fiz várias chamadas para quartéis de bombeiros em Portugal (sapadores e voluntários) e ninguém sabe como desencarcerar uma pessoa num automóvel híbrido ou eléctrico.

1 comentários:

  • hugo espanhol says:
    23 de novembro de 2011 às 02:39

    ...ainda vou ter saudades dos carburadores duplos e das caixas em"H"