Vendas sofriveis do Nissan Micra na Europa

As vendas da Nissan na Europa cairam particularmente o novo Micra que cairam 9.5% durante a primeira metade de 2011. Além dos problemas com o valor do Yen que encarece as exportações, a Nissan esta a sofrer por não oferecer o Micra com opção diesel.

Lançado em 2010, a Nissan argumentava que o novo Micra não precisava de uma variante diesel já que acreditava que o seu novo e eficiente motor a gasolina iria ser suficiente para convencer os compradores - mediram muito mal o vicio da Europa no diesel. Tambem não ajuda que numa era de variedade e qualidade, o Micra seja o oposto - muito low-cost.
Mas ao que parece a Nissan esta satisfeita - apesar Micra ter perdido o primeiro lugar de vendas da Nissan desde 2007 com o Qashqai e agora passado tambem pelo Juke.
Nos primeiros 6 meses de 2011 a Nissan vendeu (nos 3 primeiros lugares):
-Qashqai: 117.575
-Juke: 54.944
-Micra: 39.797
Ou seja, a perda de vendas do Micra foi compensado pelos ganhos do Qashqai e Juke - sim, é um spin aos números. A verdade é que o actual Micra é feito para ser barato e agradar ao maior publico possivel algo que não se encaixa na "individualidade e personalização" que esta agora em moda na Europa e a transferencia para a fábrica na India em Chennai (para abrir espaço em Inglaterra para o Juke e Qashqai) tambem nota-se na qualidade interior. A Nissan prepara-se para ser uma marca de nichos - crossovers, Todo-terrenos e electricos?

0 comentários: