Qualifying nos ralis 2012

O pessoal dos fanaticosdorally estão com uma questão interessante sobre um das regras recentemente apresentadas pelo Conselho Mundial de FIA para os ralis: a introdução do ‘Qualifying’ nos ralis de terra.

Para o Mundial de Ralis de 2012 chega o "Qualifying" no Shakedown e que tem como principal finalidade colocar um ponto final nas ‘estratégias de movimento’ no final das duas primeiras etapas que ajudaram a decidir muitos ralis entre as equipas oficiais, nos últimos anos.
No Qualifying, os pilotos apenas poderão fazer duas passagens no troço (actualmente têm que fazer, no mínimo, quatro) para procederem às respectivas afinações dos carros, antes de iniciarem a derradeira passagem (pela ordem da classificação do campeonato) que determinará, indirectamente, a sua ordem de partida para o Dia 1. De que forma? Simples. Em função dos tempos alcançados, os pilotos escolherão a ordem de partida que considerem mais conveniente atendendo à especificidade do rali.
Para determinar a ordem no Dia 2 e Dia 3 do rali, regressar-se-á ao sistema de ordem invertida que já foi usado no Mundial. Contudo, o Conselho Mundial definiu também que o Qualifying só terá lugar nos ralis de terra e que neles só participarão os pilotos de Prioridade FIA 1 e Prioridade FIA 2.
De resto, o mesmo órgão da FIA deixou também claro que, em 2012, a condução dos World Rally Cars fica restrita aos pilotos com esses dois níveis de Prioridade FIA e que os WRC têm sempre que arrancar à frente de carros de outras categorias em todos os ralis.
O que pensa desta nova regra?

0 comentários: