Novo 1.8 TFSI da Audi

Tendo noticiado o lançamento (em breve) do novo motor de 4 cilindros da VW capaz de desligar 2 cilindros se necessário, aproveitei para estudar outro motor do grupo VW recentemente apresentado, o 1.8 TFSI da Audi e tal como o parente mais pequeno esconde uma montra de tecnologia muito interessante.
O actual 1.8 TFSI usa um sistema de injecção directa mas apesar de oferecer bons consumos, a injecção directa não funciona muito bem particularmente ao ralenti, quando o motor estiver frio ou em momentos de pouca aceleração este sistema gera partículas não queimadas como os diesel o que torna este motor incompatível com as futuras normas Euro6 previstas para 2014.
E a solução encontrada é tipicamente alemã - este novo motor tem um sistema de injecção directa para o funcionamento normal e um sistema de injecção indirecta para os restantes cenários - dupla injecção. Mas não acaba aqui - instalaram também um sistema de abertura variável das válvulas, injecção de alta pressão (200 bars), reduziram os atritos, peso e instalaram um novo sistema de arrefecimento com um circuito separado para a culassa, um para a parte baixa do motor e outro para os colectores de escape. Este ultimo recupera o calor dos escapes para transferir calor para o sistema de arrefecimento do motor para que este aqueça mais rapidamente e assim diminuir as emissões e consumos aquando do arranque. Tudo isto resulta num motor de 170 cavalos e 320 Nm disponível logo entre as 1.400 e 3.700rpm e consumos de 5,7l/100km e emissões de 134g/km - menos 25% que o actual 1.8 TFSI de 160 cavalos.

0 comentários: