Só dois portugueses tem electrico... E os outros?

Segundo o Jornal Expresso, somente dois portugueses são proprietários de carros eléctricos. É na capital de Portugal que se situam os únicos portugueses com carros eléctricos. Canova Xavier e José Rapagão adquiriram, há poucas semanas, o citadino Mitsubishi i-MiEV.

Os dois proprietários não olharam a preços (o i-MiEV custa cerca de 35 mil euros), mas sim ao prazer de terem um carro eléctrico para conduzir. «Quero ser o mais independente possível das políticas energéticas e se puder abastecer o carro na minha própria casa, então é isso mesmo que vou passar a fazer», afirma Canova Xavier, em declarações ao Expresso, argumentando que ter um carro elétrico não é um luxo, mas uma atitude de inteligência, uma vez que «gasta menos que um carro a combustível, não emite dióxido de carbono e é super silencioso e muito fácil de conduzir». No entanto, Canova Xavier diz ainda não ter recebido o tão falado incentivo de cinco mil euros cedido pelo Governo para a aquisição de carros eléctricos. Porque será?
De acordo com o Expresso, os dois proprietários do i-MiEV utilizam-no apenas para percursos urbanos, mas dizem estar agradavelmente surpreendidos com o desempenho do automóvel.

A partir de Abril deste ano, estes donos de veículos 100% eléctricos poderão fazer o trajecto Galiza-Algarve, por autoestrada, isto porque o percurso irá ter postos de carregamento rápido, que permitem recarregar as baterias em cerca de 20 minutos.

Mesmo assim, a autonomia deste tipo de automóveis ainda pode causar algum incómodo. Podem percorrer até 150/160 km. Ou seja, recorrendo à maquina calculadora, terão de parar cinco vezes para recarregar as baterias, gastando aproximadamente 1 hora e 40 minutos. A isto, temos de juntar o tempo de condução, que depende de condutor para condutor, mas nunca deve ultrapassar as seis horas. Resultado? Cerca de 7 horas e 40 minutos (!)…Mas o Expresso fez as contas com os números oficiais que são "demasiado optimistas"
Mas o tempo gasto traduz-se em muita poupança. A uma velocidade de 120 km/h, um eléctrico como o Nissan Leaf ou o Mitsubishi i-MiEV gasta cerca de 2 euros de electricidade por cada cem quilómetros percorridos. Já um carro a gasóleo pode gastar 6,6 euros por cada 100 km e um automóvel a gasolina consegue gastar… cerca de 10,6 euros por cada 100 km percorridos! Dá que pensar…especialmente agora por causa da greves das transportadoras!

0 comentários: