Mais segurança? Retirem as bermas das estradas

A Universidade de Newcastle desenvolveu um estudo em que, segundo eles, a remoção dos passeios e limitadores das faixas de rodagem em pedra tornaria as estradas mais seguras.
“In towns we may need to start considering some radical schemes such as removing kerbs so there are more hazards - like pedestrians - around your car. Our research suggests that this might actually improve people's driving.”


Em teoria, os condutores seriam mais prudentes ao repararem que os seus veículos representam um perigo mais acrescido para os utentes das vias, pelo facto de não haver separadores nas bermas. A investigadora Joan Harvey acha que os perigos escondidos e a possibilidade de ocorrência de acidente se não se tomar as devidas precauções, podem aumentar a concentração dos condutores. Esquisito, mas...gostaria de ter a opinião dos leitores, condutores e peões (ou como lhes chamam neste estudo "obstáculos).

2 comentários:

  • Nelson Cruz says:
    13 de janeiro de 2011 às 01:30

    Já verifiquei isto acontecer em algumas situações. Festas populares e outras situações em q há tanta gente na rua, que transbordam dos passeios. Os condutores, mesmo tendo espaço, abrandam ao verem-se rodeados de gente.

    Também já passei por essa situação como condutor e percebi bem o porquê. Dá medo que alguém caia ou seja empurrado para a rua e não se ter tempo de travar. Mesma coisa quando se passa por um grupo de crianças a correr no passeio. Abranda-se até inconscientemente.

    Portanto, o condutor sentir que representa um perigo fá-lo ser mais cuidadoso. Pelo menos quando estas situações acontecem esporadicamente. Mas e se acontecessem todos os dias? Tipo na ida (atrasados) para o trabalho? Será que abrandavam?

    Além de q há sempre a questão de uns serem mais conscienciosos do que outros.

    Portanto, só testando a coisa na prática. Mas tenho as minhas dúvidas... :)

  • Marco C. says:
    13 de janeiro de 2011 às 13:40

    Como condutor penso que as divisões, passeios, etc... Torna as coisas mais seguro para todos os condutores e peões.

    Assim deixa de haver espertinhos, e malucos. Não é quem anda acima do limite de velocidade, mas quem passa por cima de tudo, traços contínuos, etc...