Novo Volkswagen Jetta

Estão são as primeiras imagens oficiais do novo Volkswagen Jetta versão europeia. O primeiro mercado a vê-lo foi o americano, mas chega à Europa com algumas alterações ao nível de motorizações disponíveis, suspensões e interiores.

O Jetta é um modelo de sucesso nos EUA, pelo que a VW investiu bastante neste modelo para o tornar mais barato de produzir, através da partilha de plataformas e de materiais já presentes em outros modelos da marca, sem contudo perder a identidade própria do Jetta, traduzindo-se num futuro preço final mais acessível.

O novo Jetta foi desenhado por Klaus Bischoff e segue a inspiração estilística do concept NCC. Este modelo é maior em 70mm, conferindo maior espaço à bagageira e principalmente para os ocupantes do banco traseiro.

Ao nível de motores, os europeus recebem os 1.2 e 1.4 Litros TSI a gasolina e os 1.6 e 2.0 a gasóleo. Os Uncle Sam's Jetta's farão uso dos 2.0 e 2.5 Litros a gasolina e o 2.0 a gasóleo. Consta que uma versão híbrida surgirá em por volta de 2013. Em Portugal, os motores diesel serão por certo os mais procurados, até porque este modelo assumirá um papel importante (digo eu) para as empresas de renting/leasing, sistema o qual cada vez tem mais adeptos, seja empresas seja particulares. Assume-me como uma boa opção face ao Golf e coloca-se num degrau intermédio para quem quer um Golf maior mas não se revê no Passat. A tecnologia BlueMotion estará presente neste novo modelo, nos 1.2 Litros a gasolina e 1.6 Litros a diesel, onde não faltará o sistema stop/start.

Em relação ao modelo americano, a versão europeia recebe uma suspensão traseira de de 4 apoios (four-link) em vez do eixo de torção dos modelos americanos. A qualidade dos interiores foi um dos pontos a rever na versão europeia, não que os Jetta americanos sejam piores do que os europeus (até porque trata-se de um modelo VW), mas pelo que consta na blogosfera, os clientes europeus são mais exigentes e rigorosos. Isto além da natural adequação ao gosto europeu quanto aos tecidos dos estofos, combinação de cores, etc.


0 comentários: