Fiat 500 eléctrico

A Fiat está a estudar a possibilidade de equipar o Fiat 500 com um motor eléctrico auxiliar, tornando-o um dos smallers híbridos.

Este pequeno motor eléctrico tem como função ajudar o motor de combustão interna nos arranques ou quando o sistema Start-Stop actua. Estima-se que tenha 5kW (perto de 8cv.. será? tão pouco?) o qual será instalado na zona da caixa de velocidades. A ideia parece ser acoplar este sistema aos novos motores de 2 cilindros já que sobra algum espaço no compartimento do motor para as baterias. De relembrar que este modelo partilha a mesma plataforma do Ford Ka, pelo que podemos adivinhar uma futura parceria híbrida...


2 comentários:

  • anarquista_duval says:
    19 de julho de 2010 às 23:09

    Parece-me bem e até faz algum sentido. Os 5 KW não são assim tão pouco uma vez que esse motor só deve funcionar em baixas rotações, provavelmente antes do turbo atingir rotação suficiente, e sempre se poupa algum peso em baterias.

    Mas tenho lido por aí que também deverá sair uma versão mesmo totalmente eléctrica.

  • Besedaeste says:
    23 de julho de 2010 às 01:01

    Acho que neste segmento de mercado, os carros híbridos ou totalmente eléctricos fazem todo o sentido, já que não são carros com o objectivo de percorrerem grandes distâncias diárias. São citadinos, mas citadinos com estilo no caso do 500.

    O meu avô teve o 600, verdinho, portas a abrir ao contrário... espectacular!