BWM revela planos para desenvolvimento do Efficient Dynamics

A BMW continua a desenvolver a sua segunda geração da tecnologia Efficient Dynamics, desta vez com a ajuda da NASA.



Os geradores termoeléctricos têm um princípio igual ao utilizado pelos satélites. Estes aproveitam a elevada quantidade de energia desperdiçada em forma de calor, sendo que nos satélites esse calor advém da radioactividade de alguns materiais. Obviamente que a BMW não irá colocar plutónio nos carros, indo encontrar essa energia no sistema de escape, adicionando uma destas gerigonças conseguindo retirar cerca de 200W de energia no protótipo de testes. “Algum do calor gerado pela combustão é convertida em energia eléctrica que é reencaminhada para as baterias do carro de forma a alimentar sistemas que consomem muita energia, como por exemplo o ar-condicionado” disse Klaus Draeger.
Obviamente que um gerador termoeléctrico soa bastante melhor que injecção common-rail, mas teremos de aguardar algum tempo, de acordo com Draeger estes estarão nos carros de série dentro de 5 anos, conseguindo este sistema poupar cerca de 5% de combustível, uma percentagem superior à tecnologia de regeneração de energia de travagem e o sistema Start-Stop.
A actual tecnologia Efficient Dynamics já permite à BMW responder ás obrigações de emissões de gases de 2012 e 2015.
Outras alterações que se espera de forma a reduzir os consumos será uma transmissão automática de 8 velocidades de dupla embriagem que irá reduzir o atrito existente no interior da caixa de velocidades e terão um maior leque de opções de velocidades engrenada, de forma a reduzir ainda mais o combustível, sendo estas estreadas no novo série 7, X6 e no próximo série 5

0 comentários: