Novo tipo de compressor

A actual tecnologia híbrida pode ser assim resumida - usa electricidade armazenada numa bateria para alimentar um motor eléctrico que esta ligado ao motor de combustão interna. Mas há outras formas de armazenar energia eléctrica para poupar combustível. Engenheiros ingleses desenvolveram um novo sistema em que energia eléctrica é utilizada para mover um compressor e assim aumentar a potencia do motor.


Os compressores convencionais são alimentados por uma correia no motor do carro. Quando é necessária mais potencia, o compressor retira potencia ao motor o que aumenta o consumo. Resumindo, o compressor tira potencia para dar potencia.


A empresa Controlled Power Technologies apresentou um sistema de compressor eléctrico para motores pequenos e eficientes que não precisa da correia. Este sistema, baptizado "Variable Torque Enhancement System" ou VTES, esta pronto para aplicação em série e funciona quer para motores a gasolina ou gasóleo, mesmo para os que já tenham turbo.


Testes iniciais (são dados da empresa logo podem não ser "fiáveis") mostraram que um motor de 1,2 litros com este sistema desenvolve as mesmas performances que um motor de 2,0 litros. Num motor a diesel, a admissão de ar quase instantânea permite binários elevados com emissões de partículas mínimas (ajuda a manter as emissões de CO2 baixas).


Ainda não há datas definitivas para o aparecimento de unidades OEM mas com a corrida dos construtores para construírem carros mais limpos e eficientes não deve faltar muito.

0 comentários: