O Smart Fortwo acaba de apagar as velas no bolo do seu décimo aniversário. É verdade, já passaram 10 anos desde o célebre teste do alce, alias nascimento do Smart. E a principal surpresa? O anúncio da comercialização da versão eléctrica do smart.Já tínhamos apresentado fotos e noticias desta variante mas agora é oficial – deve ser apresentado ao publico no salão de paris e comercializado, em pequena série, em 2009. O presidente do grupo Daimler (proprietário da Mercedes) o sr. Dieter Zetsche (o senhor com o monumental bigode) espera uma produção mais elevada apartir de 2010. Numa primeira fase os Smart eléctricos serão comercializados apenas em regime de leasing, para compensar a incerteza do tempo de vida das baterias.
Os fãs do 5th gear devem lembrar-se de testes a uma versão eléctrica de 1ª geração do Smart. Este novo Smart Fortwo ED (électric drive) é bem mais complexo que os 100 Fortwo eléctricos em testes em Londres desde 2006. As baterias são agora de lítio com uma autonomia de mais de 100km e tempo de recarga de 2 a 3 horas (8 horas nas baterias antigas) com a possibilidade de reduzir para 30 minutos se recorrer a uma estação de alta tensão.
Mas não será apenas o Smart a correr para as tomadas eléctricas – em 2010 espera-se que tecnologia semelhante a esta encontre o seu lugar nos futuros Mercedes classe A e/ou classe B. Futuro electrizante!
Será que além da versão híbrida do iQ, a Toyota apresse um iQ eléctrico por causa disto?