O aumento dos custos de combustível tem dado novo fôlego as tecnologias que permitem economizar combustível, hoje temos mais uma a apresentar. Cientistas da Universidade de Ohio desenvolveram um sistema que permite converter o calor libertado pelos escapes em electricidade permitindo, segundo os investigadores, melhorar a eficiência dos motores em 10%.
Basicamente, é um material que cobre os escapes e converte o calor do motor em electricidade pelo fluxo de electrões do material.
Ficção cientifica? Aparentemente é algo que a NASA já usa a algum tempo, mas este sistema (que prevêem estar pronto para produção em massa daqui a 5 anos) é mais económico estimando-se um custo de 5 dólares por unidade. A BMW já anda a estudar um sistema semelhante.
Pelo que li há coisa de uns anitos, a BMW andava a desenvolver uma espécie de turbo-compound, um sistema que aproveitando o calor do escape e do líquido de refrigeração, aquecia um líquido que iria fornecer trabalho a uma turbina acoplada à cambota.
Isto nunca tinha ouvido falar, mas é bastante promissor.
Au revoir, alternador!!
Sim, pelo que sei a BMW anda embrenhada em vários estudos destes. O Efficiency Dynamics já é um prenúncio disso, por enquanto mais ninguém tem um conjunto integrado de soluções energéticas tão completo e eficaz.
A Fábrica de MOTORES Bávara é mesmo cromíssima dos... motores!