[update vídeos]Novo Citroën C5 Aircross apresentado

A Citroen acabou de apresentar em Xangai o novo Citroen C5 Aircross - um SUV disponível na China na segunda metade de 2017 mas que só deverá chegar à Europa em 2018.


Enquanto esperamos pelo C3 Aircross (provavelmente estará em Frankfurt) a Citroen apresenta o novo C5 Aircross, primo dos Peugeot 3008/5008, DS 7 Crossback e Opel Grandland X. Tem 4.5 metros de comprimento, 1,84 metros de largura e 1,67 metros de altura continua muito próximo do concept Aircross de 2015, evoluindo o design dos C4 Cactus e novo C3 - mantém a frente em 3 andares, os Airbump no fundo das portas, o pilar traseiro em 2 partes e os faróis traseiros com efeito 3D.


Baseado na mesma plataforma EMP2 dos seus primos, o C5 Aircross estreia novas suspensões com amortecedores com almofadas hidráulicas progressivas para melhorar o conforto - aliás, segundo o chefe de desenvolvimento da Citroen (que por acaso chama-se Xavier Peugeot) este será o SUV mais confortável do mercado. E provavelmente será...até os primos receberem esta suspensão na lista de opcionais mais adiante.



Resumidamente, estas almofadas hidráulicas atuam aquando da compressão e recobro do amortecedor para controlar/suavizar o movimento vertical da roda. Os amortecedores clássicos têm um travão mecânico/borracha que transmite sempre uma pancada ao habitáculo em piso pior.

O tablier é simples, plano - parece uma versão maior e mais luxuosa do tablier do C3. O condutor recebe um conjunto de instrumentos digital com 12.3 polegadas combinado com um ecrã central de 8 polegadas para o sistema multimédia.




Debaixo do capot ainda não há confirmação oficial - mas usando o 3008 para referencia devemos ter a diesel o novo 1.5 litros BlueHDi ao lado do já conhecido 2.0 litros BlueHdi, a gasolina devemos ter o 3 cilindros 1.2 litros PureTech, o 1.6 litros THP (165 ou 200 cavalos) e a versão híbrida plugin mais adiante. Todos os modelos são tração dianteira, excepto a versão híbrida que terá tração integral.

Uma ultima pergunta fica no ar - onde fica o C4 Picasso e Grand Picasso? Será que este C5 Aircross terá uma versão 7 lugares como o 5007 ditando o possível fim das monovolumes citroen?


update 27-03-2019

0 comentários: