[UPDATE videos]Jaguar I-Pace apresentado

A marca britânica levou ao salão de Los Angeles um concept que anuncia o seu primeiro modelo 100% eléctrico - este é o I-Pace.


Inspirado no F-Pace, mantém a silhoeta de SUV mas é bastante mais pequeno (de 4.73 para 4,68 metros de comprimento) e como não tem o motor à frente a distancia entre eixos é maior e as extremidades menores, que permite a pose mais baixa com a cabine puxada bastante para a frente. Houve uma grande atenção à aerodinâmica conseguindo um coeficiente aerodinâmico (cD) de apenas 0.29 - o mesmo que o BMW i3, que é um valor interessante para um carro tão grande.

As jantes de 23 polegadas são para "o show", mas os puxadores das portas tipo Tesla podem chegar à produção em série.

Apesar do nome não tem nada em comum com o F-Pace, usa um chassis tipo skate como a Tesla usa no Model S/X e a plataforma MEB da Volkswagen apresentada pelo concept ID. Troca os motores "clássicos" por 2 motores eléctricos, um em cada eixo - resultado: 400 cavalos de potência e 700 Nm de binário às 4 rodas, e 0 aos 100 km/h em 4 segundos. Alimentado por uma bateria de 90 kWh alojada no fundo do carro (para melhor centro de gravidade) que permite uma autonomia de 500 quilómetros (segundo o NEDC) ou uns mais realistas 355 quilómetros segundo a EPA. A Jaguar diz que num posto rápido de 50kW consegue-se 80 a 90% da carga em 90 minutos - infelizmente a maioria dos pontos de carga ainda anda muito longe disso.

É capaz de transportar 5 passageiros e graças à estrutura inovadora tem basicamente a mesma capacidade interior do F-Pace excepto na mala que perde 90 litros para 530 litros atrás, com uma mala adicional de 28 litros à frente.

Graças ao chassis tipo skate, o fundo é completamente plano, temos uma consola flutuante, assentos finos (provavelmente desaparecem no modelo final) e um tablier digital completado por um sistema multimédia com ecrã táctil de 12 polegadas - curioso que a Jaguar manteve comandos manuais clássicos para os controlos de ventilação.



A versão de produção do I-Pace deverá ser apresentada no final de 2017 e chegar aos concessionários a meio de 2018, curiosamente mais ou menos quando o Tesla Model 3 está previsto chegar.





Mas as noticias eléctricas da Jaguar não acabam aqui - segundo o CEo da marca inglesa Ralf Speth até 2020 metade da gama Jaguar Land Rover será eléctrica ou híbrida plug-in. Speth diz que será difícil para a JLR mas será prova do que a marca consegue fazer e do quanto avançada é. A Jaguar ira apostar na electrificação e para já ficar de fora da condução autónoma.


update 03-01-2018

0 comentários: