[update imagens]Renault Clio RS 16 concept apresentado

Este é o Renault Clio RS 16, ou o que acontece quando um Clio recebe um transplante de coração de um Mégane RS. Ocasionalmente a Renault perde a cabeça - o que não é necessariamente uma coisa má: por exemplo um dia lembram-se de colocar um V6 no banco traseiro de um Clio e sabemos como isso correu. 
Desta vez como a Renault queria levar algo de especial para o Grande Prémio do Mónaco para celebrar os 40 anos da Renault Sport mas não tinham muito tempo: daí que pegaram num Clio RS Trophy e na maior calçadeira que encontraram para trocar o 4 cilindros de 1.6 litros turbo com 220 cavalos e 260 Nm pelo 4 cilindros do mano mais velho Megane RS Trophy-R com 2 litros que debita 275 cavalos e 360 Nm no eixo dianteiro. Recebe também a caixa de velocidades e o sistema de refrigeração do Trophy-R.

A suspensão dianteira é nova usando um misto de componentes novos e de outros automóveis (Megane, Kangoo and Espace), os amortecedores do Trophy-R, os discos dianteiros e sistema de travagem são do Nurburgring Pack disponível no Megane, novas jantes de 19 polegadas, vias alargadas, o aileron e difusor traseiro da versão de pista Cup, o escape é da Akrapovic e todos os sistemas eletrónicos foram recalibrados para digerir toda aquela potência.
Para completar a insanidade acrescentaram assentos de competição e uma bateria de lítio, tiraram o ar condicionado e assento traseiro para melhorar o peso.
Infelizmente a Renault não publicou números sobre do que este concept é capaz. Se ira ser produzido é outra questão - é um concept mas baseado na sua maioria em componentes que a Renault já produz em volume, logo a homologação para estrada e desenvolvimento não há de ser muito complicada ou dispendiosa. Uma série limitada não será de descartar.

update 30-11-2016 - imagens do salão automóvel de Paris






0 comentários: