Ponto de situação Dieselgate 18-05-2016

O dieselgate parece estar a mudar-se para sul com a Suzuki e Nissan a saltarem para a ribalta - como de costume sem tretas, conservantes ou adoçantes acrescentados.

Nissan em sarilhos na Coreia do Sul?
O governo sul coreano anunciou que ira multar a Nissan e ordenar a recolha das versões diesel do Qashqai por manipulação de emissões - algo que a Nissan já recusou ter feito. Segundo os sul-coreanos, a Nissan tem um "dispositivo" que desliga os sistema de controlo de emissões a temperaturas normais de funcionamento e exigem a recolha dos 814 novos Qashqai vendidos até agora. O que é curioso porque vários países europeus já testaram este modelo e ninguém encontrou nada em modelos da Nissan...

Suzuki admite consumos errados no Japão
A Suzuki anunciou que não segue desde 2010 os testes de consumos e emissões mandatados pela lei japonesa em 16 modelos que vende no mercado local (para um total de 2.1 milhões de automóveis), nenhum modelo vendido fora do Japão está afetado. A Suzuki diz que já repetiu os testes e as diferenças são mínimas. Tal como a Mitsubishi, são modelos K-cars.
Esta admissão vem agora a público porque depois do debáculo da Mitsubishi o governo japonês ordenou que os construtores locais voltassem a testar e submeter os valores de consumos e emissões dos seus automóveis. O prazo acabava hoje. A Toyota, Nissan, Honda, Mazda, Daihatsu e Subaru disseram que não encontraram qualquer divergência.

Noruega processa a Volkswagen
O fundo soberano da Noruega vai juntar-se ao grande número de entidades a processar a Volkswagen por causa do debáculo das emissões. Este fundo terá perdido cerca de 291 milhões de eurosno segundo trimestre.

0 comentários: