[update video]Tesla Model 3 apresentado

O dia 1 de Abril costuma ser ocupado com partidas e mentiras mas no mundo automóvel é dominado na integridade pelo novo Tesla Model 3, o modelo mais acessivel da marca e que pretende trazer o elétrico mais utilizável ao alcance do público geral.
Com o sucesso do Model S e X a Tesla assegura a sua imagem, agora está na hora de assegurar a sua sobrevivência a longo prazo e para isso há que alargar a gama com um modelo mais acessivel e aí entra o Model 3. O design é uma evolução do Model X e S, nota-se principalmente a completa ausência de uma grelha dianteira e novos faróis.

No interior é bastante despoluído apenas com um grande ecrã suspenso ao lado do volante. Mas ao contrário do Model S não tem o tradicional conjunto de instrumentos à frente do condutor - está tudo condensado no ecrã central.

A parte traseira do tejadilho é uma única peça de vidro iluminando o interior, tem a capacidade para 5 passageiros e graças à colocação da bateria no fundo tem mais espaço interior e mala (á frente e atrás) que os concorrentes clássicos.

A nível de características técnicas não há grande informação, excepto que deverá ter uma autonomia de 346 quilómetros, será capaz de acelerar dos 0 aos 100km\h em menos de 6 segundos e terá versões com tração integral.

Segundo Elon Musk o modelo de acesso custará 35.000 dólares (basicamente 31.000 euros) antes dos incentivos fiscais. Mas isso não impediu 115.000 pré-encomendas reservadas com um sinal de 1.000 dólares (valor varia para cada pais) feitas nas 24 horas antes da apresentação - sem ainda terem visto o carro!

Será lançado nos EUA algures no final de 2017, irá enfrentar os BMW Série 3, Audi A4, Mercedes Classe C, Jaguar XE e outros. Mas no campo dos elétricos irá principalmente gladiar-se com o Chevrolet Bolt que nos EUA custará 38.000 dólares antes dos incentivos e tem uma autonomia estimada de 200 milhas. O Leaf começa a datar e não tem uma autonomia comparável mas também custará bastante menos que Bolt e o Model 3. O mais caro de todos continuará a ser BMW i3 se bem que este tem um trunfo que mais ninguém tem: uma versão com extensor de autonomia.

Update 12-04-2016

0 comentários: