Volkswagen prepara nova gestão

O ainda CEO da Volkswagen Martin Winterkorn disse a cerca de 1000 funcionários de topo que em Outubro irá apresentar um novo modelo de gestão e estruturas para tornar o grupo VW mais eficiente e agil.

Não precisou detalhes, mas alguns assuntos são fáceis de adivinhar: há a situação da VW nos Estados Unidos que estagnou completamente, as margens de lucro na Volkswagen, a marca low-cost que nunca mais aparece e claro um novo "chairman" da supervisão, lugar deixado vago por Ferdinand Piech e para já preenchido temporariamente por um representante da força laboral Berthold Huber. 

E ai entra a política em campo - este novo director do conselho de supervisão tem que ter o apoio da comissão de trabalhadores e accionistas: famílias Piech e Porsche, o estado da Baixa Saxónia e do Qatar. Os pequenos accionistas apenas têm 12.3% das acções. 

Ninguém fala em candidatos mas com base no perfil necessário já se fala de Wolfgang Reitzle (antigo executivo da BMW e Ford) e Wolfgang Porsche (director da Porsche SE que é a holding detida pelas famílias Porsche e Piech que controla a grande fatia da VW destas famílias). Se estes nomes soam familiares (se leu o post anterior) é porque são favoritos de Piech: Wolfgang Porsche era quem Piech queria que sucedesse a Winterkorn antes do seu plano secreto ter-lhe rebentado na cara e Reitzle era uma das 2 pessoas a ocupar o lugar que ele deixou vago.

Há um joker neste jogo - actualmente o lugar de diretor da supervisão está ocupado por um representante da força laboral que também detém muito poder no grupo Volkswagen. Será que eles vão abrir mão desse lugar de poder facilmente?

Ainda há quem especule que Winterkorn poderia ocupar esse lugar mas este já tinha dito que prefere levar o seu projecto até ao fim e teria muito certamente Piech contra si - uma luta dessas a VW não quer.

Piech sem dúvida não se vai embora - pelos vistos tem 2 dos seus homens na corrida ao lugar e se quisesse vender as suas acções já o teria feito. O meu palpite é que ele vai continuar a puxar os cordelinhos por detrás dos bastidores - como grande accionista terá todo o acesso ao plano que Winterkorn está a preparar e não duvido que teremos novidades dele muito em breve. Em Junho está prevista uma reunião de topo para discussão de alterações à estrutura da liderança e relações entre as marcas.

0 comentários: