[update]Renault Kwid apresentado na India

Este é o Kwid, e é o Renault novo mais barato de sempre: o equivalente a 5.000 euros por um SUV compacto que em termos de dimensão fica entre um Twingo e um Clio. Como escrevi antes, os Dacia são vendidos em vários mercados do mundo como Renaults e este Kwid (nome curioso porque em inglês, a lingua oficial da India onde é fabricado, significa Uma libra) é mais um desses exemplos.


E é também um novo começo para a Dacia porque estreia a nova plataforma modular CMF-A para automóveis pequenos que depois deverá chegar aos outros modelos da gama. 

Nas versões destinadas ao mercado indiano o Renault Kwid custará entre 4.200 e 5.600 euros dependendo da versão - o que se recebe por esse dinheiro boa pergunta. Recebemos um SUV citadino com 3,68 metros de comprimento, 1,580 metros de largura e 18 centímetros de distancia ao solo, poderá ter equipamentos como o sistema multimédia MediaNav, ar condicionado e outros luxos. Mas sobre o que se esconde debaixo do capot é outra coisa - não se sabe nada. 

Se vai chegar à Europa é outra boa pergunta - para já será fabricado na India e a seguir na América latina, mas para vir para a Europa (como um Dacia certamente) teria que cumprir uma série de normas que o tornariam mais caro (teriam que instalar ABS, ESP, airbags cumprir a norma de emissões Euro6 - para terem uma ideia todo o equipamento de segurança é opcional na Índia e lá só cumprem normas Euro4 de emissões. Sei que o primeiro Logan não estava destinado à Europa e acabou por cá chegar, mas a nova plataforma não permite aproveitar as fábricas da Dacia que abastecem a Europa (Roménia e Marrocos) e todas as adaptações necessárias tornariam-no muito caro. Sem falar que iria roubar clientela ao Renault Captur que é o SUV compacto mais vendido na Europa. 


Este Kwid terá pela frente o Suzuki Alto que é o automóvel mais vendido na India - o Alto custa 246.163 rupias enquanto o Kwid começa nas 300.000 rupias, bem como a tentativa da Nissan a uma marca low-cost o Datsun Go que infelizmente não vende tanto quando a marca esperava.


Update 21-05-2015 - videos


Update 24-05-2015 - Dacia KWID fora de questão
Durante uma entrevista ao site IndianAutosBlog Carlos Ghosn confirmou que o novo KWID apenas será comercializado como um Renault e não como um Dacia.

O que significa que o Kwid irá chegar apenas aos mercados em que os Dacia são vendidos como Renault, ou seja, não na Europa. Mas a platasforma modular CMF-A na qual é baseado eventualmente chegará aos próximos modelos da marca.

1 comentários:

  • Anónimo says:
    20 de maio de 2015 às 23:06

    este carro parece ter sofrido um acidente à saída da fábrica - levou um chuto do rabo...