Datsun voltou!

Para quem nunca ouviu falar da Datsun, esse é o anterior nome da Nissan. Mudança feita para quebrar o passado utilitário da marca japonesa, agora recuperado para criar a sua propria marca low-cost: ou seja, a Datsun esta para a Nissan com a Dacia para a Renault.

 
E eis o primeiro produto da Datsun 2.0 - o Datsun Go. Começam bem - até nas letras do nome pouparam. O preço fica nos 5.000 euros e por isso recebemos um automovel do mesmo tamanho de um Fiat 500 com capacidade para 5 pessoas, alimentado por um 4 cilindros de 1.2 litros acoplado a uma caixa de 5 velocidades.


 
Preço e espaço parecem ser as palavras chave: o painel é extremamente simples, sem luxos - alias, a unica indicação de algo minimamente classificado como luxo é a possibilidade de ligar um MP3...e é um extra.

 
Baseado na nova construção modular da Nissan-Renault e recebendo muitos componentes do Nissan Micra, será comercializado (e produzido para poupar nos custos de transporte) na India, Indonesia, Russia África do Sul apartir de 2014. Sim, não deve chegar à Europa, provavelmente para não roubar mercado ao parceira Renault..O objectivo é concentrar a Datsun nos mercados em desenvolvimento.
 
Mas ainda falta "o" jogador de peso neste novo mundo do low-cost automovel - sabe-se que a Volkswagen esta a preparar a sua marca low cost que terá um mini, compacto, carrinha e mono-volume com os mesmos mercados alvo.
 
Curiosidade: a Nissan Motor é agora constituida por 3 marcas: Infiniti no topo, Nissan no meio e Datsun por baixo.

0 comentários: