Microsoft no mundo automóvel?

A Microsoft quer tornar-se num elemento-chave da industria automóvel fornecendo software e tecnologia. O gestor da Microsoft do departamento Windows Embedded Automotive Pranish Kumar disse que o objectivo é juntar todas as características e tecnologias numa plataforma comum.

A ideia é criar uma plataforma que pode ser facilmente atualizavel e melhorada ao longo do tempo. Atualmente a microsoft esta limitada aos sistemas de "infotainment" que permite ao condutor fazer chamadas telefonicas, receber emails e outras funções "básicas", mas a ideia é quebrar essa limitação. Cada vez mais os condutores e passageiros procuram as funções dos seus smartphones nos seus automóveis, mas também outras partes dos veículos como condução e outras funções do automóvel - o objectivo é desenvolver um sistema operativo que controle todas estas funções dentro de um veiculo.

3 comentários:

  • Anónimo says:
    14 de maio de 2013 às 22:49

    É má ideia, a intenção será a de monopolizar o mercado... A liberalização verdadeira onde está?

  • Turbo-lento says:
    15 de maio de 2013 às 11:05

    Não há qualquer monopólio neste tipo de mercado - ainda é algo de recente e alternativas não faltam. Basta ver os smartphones: há windows8, android, linux, iOS e não me lembro do usado pela Blackberry.
    Acima de tudo não esqueçamos o que a Microsoft fez pelo PC ao traze-lo às massas. Se algo semelhante é possivel hoje em dia e neste mercado é outra questão mas vamos esperar.
    E citando o nosso leitor Alberto Silva via o twitter - a microsoft já fornece desde 1998 o windows CE para auto-rádios, e fornecem os sistemas actuais da Ford, Fiat e sub-marcas.

  • Alberto Silva says:
    15 de maio de 2013 às 15:32

    A Microsoft é seguramente a empresa independente que há mais tempo investe nesta área, e é natural esperar que o continuem a fazer, como se pode verificar neste link: http://www.microsoft.com/windowsembedded/en-us/auto.aspx
    A concorrência da Microsoft neste campo é de alguns sistemas avulso desenvolvidos por algumas marcas automóveis, sendo de esperar que as VDO/Delphi/... também queiram ter uma palavra a dizer.
    Acenar com os perigos de monopólio sempre que se fala de Microsoft é quase ridículo e revelador de falta de melhores argumentos... Com a tendência para os sistemas multimédia dos carros contemplarem o controlo de funcionalidades intrínsecas do carro, como climatização, setup de parâmetros, ligação a sensores e camaras, entre outros, os carros estão condenados a viver e morrer com o sistema com que nasceram, que espaço para a "liberalização verdadeira" nesta área é que sobra?