Fabrica Opel em Bochum fecha em 2014

Os trabalhadores da Opel de Bochum rejeitaram a proposta da GM para manter a fabrica aberta até 2016 - a GM respondeu dizendo que não vão haver mais negociações, a fabrica fecha no fim de 2014 com a produção da Zafira a ser mudada para outra fábrica.
A GM tinha proposto manter Bochum aberta até 2016 (data em que a actual Zafira chegaria ao fim da sua vida) e depois dessa data passaria a produzir apenas peças e ser um centro de logística salvando cerca de 1.200 dos 3.000 funcionários actuais. Caso contrário seria o fecho completo em 2014.

E isto é um optimo exemplo de como o sindicato fez um mau serviço aos seus associados - a GM conseguiu o que queria (fechar a fábrica o mais depressa possível) e quem perde são os trabalhadores. O sindicato achava que a GM não iria cumprir a ameaça de encerrar a fábrica em 2014 já que o Zafira ainda iria ser produzido até 2016 e fechar Bochum antes significaria a despesa de reequipar uma outra fabrica para produzir um modelo apenas por mais 2 anos. O sindicato resolveu chamar o bluff da GM e saiu furado.

As restantes fábricas alemãs da GM aceitaram as condições mantendo assim cerca de 20.000 empregos com sálarios congelados.

0 comentários: