Volkswagen XL1 apresentado

Já todos ouvimos falar do VW XL1, o 2 lugares super-econômica da Volkswagen que nos últimos 2 anos tem feito as rondas dos salões automóveis - e não podia faltar Genebra já na forma definitiva antes de ser colocado à venda (limitada) no fim de 2013.

 Esta cunha com 4 rodas é movida por um 2 cilindros TDI de 0,8 litros e 47 cavalos e um motor eléctrico de 27 cavalos alimentado por uma bateria de 5.5kWh. A forma é extremamente aerodinâmica (Cd de 0.189) e ao ser feito em fibra de carbono pesa apenas 795 quilos. E vai a extremos para o conseguir - apesar de ser mais ou menos do tamanho de um Polo (mas muito mais baixo) e velocidade não ser o mais importante recebe discos de travões de carbo-cerâmica para ser o mais leve possível! Disco de cerâmica num carro que demora 13 segundos a chegar aos 100km\h... Tudo para ser (em serie limitada) o automóvel mais econômico e mais aerodinâmico de sempre - supostamente 0.9 l/100 km!

Mas não comece a sonhar já - a Volkswagen vai construir para já apenas 50 unidades e depois conforme a procura o desejar - ou seja, deve ser extraordinariamente caro. Curioso também verificar se esse consumo de 1l/100km é mesmo real - é que a VW chegou a fazer o Lupo 3L que devia consumir 3l/100km mas falei com muitos proprietários desses Lupos e todos eles dizem que nunca conseguiram esses consumos. Eu quero que seja real - é que se fizer os tais 0,9 l/100km e tendo em conta que o deposito só leva 10 litros de diesel isso significa que atravessa Portugal de ponta a ponta com 1 tanque...

0 comentários: