Mercedes vai ter 13 novos modelos em 8 anos


O CEO da Daimler Mercedes Dieter Zetsche é um homem com uma missão - trazer a Mercedes de volta ao topo dos automoveis de luxo até 2020 com 13 novos modelos nos próximos 8 anos. Não se metam com o Dieter!

A Daimler vai investir 21 mil milhões de euros (gulp!) nos próximos 2 anos (duplo gulp!) em pesquisa, modernização de fábricas e equipamento para levar a Mercedes do 3º lugar em que se encontra nas vendas de luxo e ultrapassar a BMW e Audi que neste momento estão à frente.

Mas nem tudo são rosas - cortou 2 mil milhões da Mercedes e 2.100 empregos da sua unidade de camiões. O objectivo é de 33% de economias em 2013 e o resto em 2014, mas o que preocupa neste comunicado é que o CFO disse que 40% de economias vão ser feitas nos custos de materiais. Ora a ultima vez que a Mercedes disse algo parecido caiu para o ultimo lugar de todos as sondagens de satisfação de clientes! É um equilíbrio perigoso mas compreensivo, quanto mais caro fica desenvolver um automóvel  menor a margem de lucro.

A China joga um papel importante neste plano - a BMW e Audi tem tido mais sucesso para aqueles lados que a Mercedes, obrigando a um reorganização da estrutura da Mercedes naquele pais e a compra de 12% na Beijing Automotive Group no inicio de 2014.

0 comentários: