Jaguar F-Type - Oficial

Só agora escrevo sobre o novo Jaguar F-Type porque tentativas até hoje feitas abusavam de superlativos e metáforas coloridas. Agora que o animo arrefeceu vamos lá. Já tínhamos tido várias imagens que creio encaixa perfeitamente na significância do nome: F-Type, o que vem a seguir ao E-Type que quando foi apresentado nos EUA Frank Sinatra apontou para o E-type e disse: "Eu quero aquele carro e quero-o agora".



Inspirado no concept C-X16 apresentado em Frankfurt, é compacto com apenas 4.47 metros de comprimento, tracção traseira e apenas 2 belos lugares. Curiosamente, apesar de ser principalmente fabricado em alumínio e ter uma capota de lona consegue ser bastante pesado - 1.600 kg.



O V6 340 cavalos faz a corrida dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,3 segundos, mas já o V8 faz o mesmo em 4,3 segundos. De série, as versões V6 380 cavalos e V8 são as únicas a receber de série o diferencial autoblocante, suspensão pilotada e escape ativo.



Já a caixa de velocidades é a automática de 8 velocidades Quickshift em todas as versões. Inicialmente estará disponível com um V6 3.0 litros compressor de 340 cavalos e o V8 de 5.0 litros de 495 cavalos. Vai estar também disponível uma versão do V6 com 380 cavalos e mais tarde deve surgir um 4 cilindros turbo. Ou seja este Jaguar F-Type vai fazer frente com o Porsche Boxster e 911, e as versões de topo do Audi TT, BMW Z4 e Mercedes SLK.


Já ando pelo configurador...sonhar ainda não paga impostos.

1 comentários:

  • Anónimo says:
    3 de outubro de 2012 às 16:22

    O exterior é soberbo. O interior, pelo menos de aspecto, é mundano. E aquela pega deve interferir quando se quer por a mão na perna dela.

    O peso e a caixa somente automática são uma desilusão.

    As dimensões, os motores e aspecto exterior estão muito próximos daquilo que considero o desportivo de estrada perfeito. mas com aquele peso e caixa...