Aliança PSA-GM - o que vem aí?

Enfim um comunicado com dados palpáveis sobre a aliança entre a General Motors e PSA e não rumores e fugas de jornais. Então o que vem aí?
Não há uma palavra sobre a tal fusão que andou a passar nos jornais, para já os 2 grupos vão apenas colaborar entre si (e cada vez mais ao longo do tempo) obtendo economias a nível da centralização das compras e partilha de plataformas.

A colaboração foca 4 projetos. O primeiro é de o desenvolvimento de um monovolume para a Opel e um crossover para a Peugeot na mesma plataforma (leia-se - sucessores do Opel Zafira e 3008 e C4 Picasso) supostamente na plataforma BVH2 da PSA.
O segundo projeto é o desenvolvimento conjunto de um pequeno monovolume (plataforma PSA para os futuros C3 Picasso e Meriva).
O terceiro projeto é para a modernização de uma plataforma já existente de um automóvel pequeno de baixo consumo para venda global nas marcas Opel e Peugeot/Citroën (leia-se - um automóvel de baixo custo para os mercados emergentes especialmente América latina, possivelmente na plataforma Gamma da GM que completará a oferta da PSA os Peugeot 301 e Citroën C-Elysée.
O quarto projeto é o desenvolvimento comum de um familiar (leia-se - a próxima geração do Opel Insignia baseado na plataforma GM Epsilon servirá de base aos 508 e C5; este ultimo será o primeiro produto partilhado previsto para 2016).

Claro que pelo meio ainda falta muita coisa - fintar governos e sindicatos e decidir que fabricas vão ser fechadas já que esta partilha de plataformas e vendas em queda torna certas unidades desnecessárias.

0 comentários: