GM e PSA preparam-se para chatear muita gente

E só faltava contratarem José Sócrates para fazer pior - o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung diz que conseguiu meter a mão ao plano de produção da próxima década da Opel, um dos maiores segredos que qualquer construtor pode ter. Mas além dos segredos do construtor, este plano parece conter informações "explosivas" (segundo o jornal) para o mundo político.

Este plano, datado de 2012, lista todas as datas de inicio e fim de vida de cada modelo e que unidades fabris vão produzir. E essa lista inclui o novo parceiro da GM, a PSA. Segundo este plano, o Citroen DS5 e o Peugeot 508 seriam produzidos na fabrica da Opel em Rüsselsheim e a PSA produziria a Zafira. Colocar os Citroen e Peugeot na plataforma do Insignia e construir todos na fábrica alemã iria assegurar o funcionamento a pleno da fabrica de Rüsselsheim.

Optimo para a Opel e seus trabalhadores, mau para os trabalhadores franceses da fábrica de Rennes onde o 508 representa 2/3 do volume - o mais certo é fechar. O grande problema são os políticos claro - a Opel já veio dizer que nao passa de invenções, mas o sindicato dos trabalhadores da Opel diz que este cenário existe e esta a ser negociado com os franceses. De repente, a compra de 7% da PSA pela GM e o facto com que pouco tempo depois davam esse investimento como perdido e não se mostraram minimamente afectados começa a fazer sentido...

O mais certo é ter sido o sindicato dos trabalhadores a divulgar este plano, e a grande pergunta é: o que é que os políticos vão fazer? O senhor Hollande já anda chateado por causa do fecho da fabrica em Paris e porque prometeu congelar o preço dos combustíveis e chegou à conclusão que não o pode fazer, agora andam a negociar ainda mais fechos debaixo do nariz dele... A verdade é que este plano não interessa nem aos sindicatos nem ao governo francês, e agora pergunto-me se todos estes egos vão condenar 3 construtores automóveis a uma longa agonia...

O senhor Hollande já esta a fazer a sua parte - designou um enviado especial, Emmanuel Sartorius, para estudar os planos da PSA para o fecho da fábrica de Aulnay-sous-Bois e concluir se a reestruturação (ou seja, os despedimentos) são necessários. Yup, um enviado designado por um partido Socialista vai estudar um plano que inclui despedimentos...creio que não vou ter que esperar pelo 11 de Setembro (sim, é essa a data da publicação das conclusões dos enviados) para saber as conclusões.

0 comentários: