Euro NCAP exige travagem automática [update no fim]

Que nem um Nurburgring da segurança, o EuroNCAP é usado pelos construtores para ganhar pontos na área da segurança e com cada vez mais automóveis a conseguirem a pontuação máxima torna-se necessário apertar as exigências. E para 2014 para conseguir as 5 estrelas EuroNCAP o automóvel terá que vir equipado com um sistema de travagem automática.


Conhecidos geralmente como AEB (Autonomous Emergency Braking) que já existe no Pre-Safe da Mercedes, VW Up! e primos, no Collision Mitigation Braking System na Honda entre outros, trata-se de um sistema que avisa o condutor se esta a aproximar-se de um veiculo rapido demais e se este não travar o sistema trava o carro sozinho.
O Euro NCAP diz que na Europa o uso do AEB pode reduzir acidentes em 27%, mas só esta disponível em 21% dos automóveis. O EuroNCAP espera que esta exigência para atingir as 5 estrelas venha a generalizar estes sistemas.


Claro que tenho algumas duvidas sobre estes sistemas - primeiro há sistemas que funcionam apenas a baixas velocidades (dentro das cidades) e outros mais avançados que funcionam a qualquer velocidade. Qual deles vai ser implementado? É que pelo histórico aposto nos sistemas mais baratos ou seja que apenas funcionam dentro das cidades e aí não terá grande impacto nas fatalidades. E depois há o factor humano - se há coisa que vejo quase todos os dias são pessoas que acreditam que podem andar as velocidades que lhes apetece e que lá no fundo do carro há um pequeno chip que evitará todo e qualquer acidente. Ora um sistema informático cumpre as mesmas leis da física que todo os objectos na Terra e se o condutor exagerar não chip que lhe valha. A massificação destes sistemas poderá causar o aumento deste tipo de confiança.


Update - fica o vídeo resumo do evento que o Euro NCAP organizou em Bruxelas relativamente aos sistemas AEB (Autonomous Emergency Braking) que contou com profissionais e políticos.

0 comentários: