Futuro Citroën C5 fabricado na Opel ?[update]

Actualização - o responsavel pela fábrica da PSA em Rennes (que fabrica o C5 e 508) confirmou ao jornal da região que a Opel vai construir a próxima geração do Citroen C5, para já com o nome de código X8. Não disse que fábrica da Opel iria fabricar o proximo C5, mas tendo em conta que será baseado no proximo Insignia que é fabricado em Ruesselsheim que vai ficar apenas com este modelo, parece ser uma escolha lógica.


Pelos vistos, a GM vai desenvolver as plataformas para viaturas médias como o Opel Insignia, Peugeot 508 e Citroen C5, enquanto os franceses ficam com o Opel Corsa, Peugeot 208 e Citroen C3.


Mas não acabam aqui os rumores - o destino do C5 já esta confirmado mas os jornais Spiegel e Frankfurter Allgemeine Zeitung noticiam que a GM decidiu transferir o dsenvolvimento do próximo Opel Zafira para a PSA - algo que a Opel rapidamente negou esta noticia. Mas sempre foi dizendo que estão a estudar todas as formas de melhorar eficiencia e viabilidade. Ou seja, nem não nem sim...


Post original de 06-05-2012
Todos sabemos da parceria PSA-GM, acordo que agitou um pouco as águas em França principalmente sobre o futuro das fabricas da PSA em França - pessoalmente duvidei das economias de escala que anunciavam, mas eis que algo vem ao de cima.


Segundo o jornal La Tribune , foi anunciado numa reunião do grupo que a saída do próximo Citroen C5 (inicialmente previsto para 2015) foi adiada em 6 meses para que fosse possível fazer a mudança para uma plataforma Opel - é possível que a PSA tenha a sua fábrica a laborar numa plataforma Opel, mas em termos de economia de escala faz mais sentido que esse C5 3 seja fabricado numa fábrica da Opel na Alemanha... Esta noticia inquieta os trabalhadores da fábrica da PSA em Rennes que fabrica o C5 e o primo 508 - o C5 esta quase de saída e o 508 não esta a pegar tão bem quanto o desejado. Somem isto à possível construção do próximo C5 numa base Opel e é facil de perceber a razão da preocupação...

0 comentários: