Rating da Fiat pior que o de Portugal

A Moodys volta a marcar as noticias, desta vez não foi atrás de Portugal ou Grécia mas sim da Fiat baixando a notação das acções da Fiat de Ba1 para Ba3.


O que é que isso significa - tudo na classe Ba é designada como “questionable credit quality” e se “Ba1” é o que se chama de junk/lixo, B3 é o “bad junk/lixo mau”. Ou seja, de lixo passou para...lixo.
Mas segundo a Moody's muito deste problema é resultante da integração da Chrysler, ou seja, a Fiat já tinha os seus problemas e veio importar os problemas da Chrysler.
E recuperando as palavras de Marchionne, segundo ele a crise vai eliminar alguns construtores marginais e (tirando os construtores chineses) apenas 5 grandes construtores vão sobreviver até ao fim da crise. Calculo que Marchionne queira que a Fiat fique nesta lista de 5, mas os problemas acumulam-se uns atrás dos outros.
Para sobreviver é preciso crescer e neste momento isso são os mercados emergentes - na Ásia a Fiat basicamente não existe, no Brasil é um dos lideres do mercado mas o mercado desacelerou e em Itália as vendas automoveis estão em queda livre. Na Europa a penetração da Fiat caiu de 8.3 para 7.4%. E há que acrescentar os problemas da Alfa Romeo.

0 comentários: