O mundo em que vivemos...estamos lixados

Aviso que o texto abaixo é uma espécie de desabafo(é o que dá Agosto) - o mundo parece andar louco, mas o mundo automóvel permite ilustrar o que eu quero dizer. Temos fome em África, terrorismo no Médio Oriente, famílias a perderem a casa em Portugal mas que não se faça pouco das loiras ou mulheres condutoras! Isso é que é importante - proteger e lutar contra os preconceitos associadas às loiras! Já pareço o Francisco Louça.
Essa é a conclusão com a reacção que esta noticia teve na internet e Jornais - como também noticiamos, um simples erro de troca de pedais (diga-se, o Bentley só tem 2) por uma condutora loira causou o mais caro acidente registado e logo no Mónaco e logo num mar de turistas que documentaram tudo.
Entra em acção o pasquim do Daily Mail que espremeu a historia toda, com fotografias, números e todos os esteriótipos associados com loiras com o titulo “Oops, it’s a £700,000 prang… Hapless blonde crashes her Bentley into a Merc, Porsche, Ferrari and Aston Martin.” Mas fizeram o esteriotipo com "toque" - incluíram estudos em como as mulheres têm mais problemas atrás do volante que os homens.
Em simultâneo entra um dos editores do Autoblog Jeff Glucker que resolveu abordar o tema sem o tal "toque"... Se forem agora ao Autoblog a coisa foi corrigida para "Driver causes supercar catastrophe in Monte Carlo" mas o titulo que causou uma chuva de protestos e uma campanha no Twitter foi “Female driver causes supercar catastrophe in Monte Carlo.” (vejam a morada HTML que ainda tem o titulo original) Não diz loira mas diz "Female", fêmea...o pecado.
Jeff pediu desculpa e mudou o titulo - acabando por levar nas orelhas dos leitores do Autoblog por mudar algo apenas porque um grupo de chauvinistas ficaram chateadas.

Isto é algo que já falei antes, quando Jim O’Donnell da BMW "ousou" dizer numa conferencia que achava que os automóveis eléctricos não serviam para 90% da população e que actual tecnologia de baterias não permitia uma autonomia útil e caíram os ecologistas todos em cima. Houve também uma revista que editou uma avaliação de um jornalista do novo Chrysler 200 para que palavras relativamente "fortes" foram retiradas para não chatear a Chrysler.
O ponto que quero fazer - não se pode dizer a verdade porque há sempre alguém que fica ofendido e meu Deus se isso acontece. Dai que a verdade passa a ser opcional, apenas se não se chatear alguém.
E não podia deixar de abordar o ultimo episódio do Top Gear em que Jeremy Clarkson e James May embarcaram numa aventura a bordo de um Nissan Leaf e um Peugeot iOn. E logo quando a BBC publicou um teaser deste desafio, como seria de esperar, todo o mundo verde caiu-lhes em cima, e a Nissan ameaçou-os de os processar porque para ilustrar as dificuldades de viver com um automóvel eléctrico filmaram com o carro parcialmente carregado.

E quando o episódio completo foi apresentado na BBC2 o Times, Nissan e até a Tesla voltaram à carga. Não interessa que que Clarkson e May terem dito não estavam a testar as autonomias anunciadas mas sim os inconvenientes e limitações dos automóveis eléctricos - pelos vistos isso não chega, citando o editor do Times "it is Top Gear, not the car, that cannot be trusted". A sério?!
É que eu vi o segmento várias vezes notando cada frase dita e posso garantir varias coisas:
- nunca disseram que iam testar as autonomias e nunca disseram que os automóveis eram incapazes de atingir as autonomias anunciadas
- o percurso do segmento nunca foi anunciado ou limitado, não havia um objectivo e muito menos disseram quanto quilómetros fizeram
- a discussão que decorreu foi basicamente sobre as vantagens e desvantagens do carro eléctrico versus o carro normal, particularmente como os carros eléctricos são caros, a rede de recarga é fraca em Inglaterra e acima de tudo que o problema nos carros eléctricos não são o facto de serem eléctricos mas sim porque usam uma bateria.
Curiosamente, graças as queixinhas da Nissan ela foi pressionada a divulgar alguns dados sobre o custo e tempo de vida da bateria do Leaf. Por exemplo, o site da Nissan Portuguesa e Inglesa sobre o Leaf fala muito das vantagens do carregamento rápido e como em Inglaterra todos os stands da Nissan vão ter um destes pontos de recarga rápida mas não diz que a recarga rápida reduz consideravelmente o tempo de vida da bateria.
Mas a controversia não acaba aqui - pelos vistos para filmar este segmento ocuparam para as filmagens 2 lugares de deficientes, algo que o Daily Mail atacou o Top Gear. Ao visitar o site da BBC encontra-se a resposta oficial que foi dada ao Daily Mail antes de publicarem a noticia mas isso não os impediu de publicar na mesma.
Aparentemente antes de filmarem esta sequência a BBC pediu autorização ao condado e ao proprietário das instalações para ocuparem por alguns minutos 2 lugares de deficientes, mantendo mesmo assim outros 3 lugares de deficientes vagos que não surgem nas imagens e a equipa de filmagens tinha ordens para vagar os lugares se assim fosse necessário.
Chamamos Heróis a 11 caramelos que ganham balurdios para chutarem um bola ou a um grupo de pessoas com excesso de peso que fazem exercício para ver quem perde mais peso, a verdade é opcional dependendo se conseguimos dizê-la sem chatear alguém...o mundo esta louco.

0 comentários: