Bateria de um Nissan Leaf pode custar até 22.000 euros

Um dos números que até agora nenhum construtor de automóveis eléctricos ousava falar era sobre o custo e tempo de vida da bateria de um automóvel eléctrico - pela Nissan Inglesa sabe-se agora que uma bateria de substituição para o Nissan Leaf pode custar até 22.000 euros (£19,392) - sem iva.

A bateria do Nissan Leaf é composta por 48 módulos e cada custa £404/460 euros (sem iva), dai o valor total de 22.000 euros. Mas isso se tiver que substituir todos os módulos, algo que a Nissan diz não vir a ser preciso. Mas o que me preocupa, e a verdade é que percebo pouco de electricidade e circuitos eléctricos, mas os módulos estão ligados em série e se bem me lembro quando um componente em série esta em mau estado esforça o conjunto.
Outra informação útil que enfim vê luz do dia é que a Nissan estima que apos 5 anos a bateria de litio retenha cerca de 80% da sua capacidade. O que parece uma boa noticia, excepto que:
a) a bateria não terá 80% de autonomia restante porque cerca de 10 a 15% da bateria (depende dos automóveis eléctricos) é reservada pelo automóvel para proteger a bateria (não se pode descarregar completamente) logo o condutor não poderá usar os 80% restantes ditos pela Nissan, estamos a falar na realidade de 70% ao fim de 5 anos
b) a taxa de degradação da bateria depende grandemente da forma como é usada e recarregada - a Nissan já disse que usar com grande frequência os pontos de recarga rápida reduz substancialmente a vida da bateria
c) o grupo PSA disse à pouco tempo que a bateria de um automóvel eléctrico atinge o fim da sua vida útil quando só consegue manter 80% da sua capacidade original.
Esperemos que a produção em massa venha a reduzir este valor para tornar o automóvel eléctrico mais apetecível. E enfim, alguem dá o passo de divulgar informação que é importante para o consumidor poder fazer uma escolha ponderada. Infelizmente, só agora é que à divulgam.

2 comentários:

  • Anónimo says:
    17 de agosto de 2011 às 18:02

    o carro novo custa 35.990€ as baterias custam mais que metade do automovel que estupidez!

  • Turbo-lento says:
    21 de agosto de 2011 às 16:55

    Para ser correcto, segundo a Nissan pode não ser necessário mudar a bateria toda apenas alguns módulos - agora quantos modulos têm que ser substituidos de cada vez é outra pergunta.
    Temo que seja um pouco como os farois de LEDs da VOlskwagen - apesar de serem compostos por dezenas de pequenos leds individuais quando um deixa de funcionar é preciso mudar o conjunto completo e não apenas o led que pifou.