Fogo entre electricos

Esta noticia não é propriamente nova mas queria estudar o tema antes de a postar. Um casal americano do Connecticut acordou a meio da noite com um incêndio na sua garagem onde estavam estacionados um Chevrolet Volt novinho em folha e um Suzuki Samurai convertido a eléctrico há já alguns anos. Ambos os carros estavam na garagem a carregar quando se iniciou o incêndio.
Os bombeiros não se pronunciaram numa causa, mas aí as coisas ficam "curiosas": os sites de noticias tentam todas pegar a culpa ao novo Volt afinal, não há noticias como más noticias. Os sites ecológicos tentam empurrar as duvidas para o Samurai convertido pelos proprietários. Mas ambos estão a dar pouca importância ao factor mais importante, a casa (e provavelmente a garagem) tem 40 anos.
Claro que a General Motors saltou logo em cima do tema dizendo que vai colaborar com as autoridades para descobrir as fontes do fogo e que o Volt tem inúmeras seguranças para evitar incêndios em caso de problemas com a carga do bateria.
É que tem-se falado muitos dos automóveis eléctricos mas pouco sobre se a rede electrcia, seja nacional seja a de nossa casa, aguenta com o trabalho de carregar um automóvel eletrico.
Tive uma conversa interessante com um engenheiro da REN que me disse que em certas zonas do pais a rede eléctrica simplesmente não aguenta a sobrecarga e pode causar apagões.
Mas não acaba aqui. Poucos dias depois do incêndio da garagem (não afectou a casa) ter sido apagado eis que o que restava do Volt volta a reacender mesmo não estando ligado à corrente.

1 comentários:

  • Unknown says:
    28 de abril de 2011 às 10:10

    :)

    É tipo as fotos de Lamborguinis e Ferraris a arder...