Cizeta V16T - historia sobre rodas

Hoje quero falar-vos de um super-carro que pouco ouviram falar. Tem um nome sonante, um design arrojado e uma mecanica muito rara - tão rara que apenas existiram 3 automoveis de série com motor semelhante e foram produzidos pouco mais de 11 exemplares. Estou a falar do Cizeta-Moroder V16T.
O Cizeta nasceu da inspiração de Claudio Zampolli nos anos 80, mas a Cizeta Automobili srl só nasceu em Modena no final dos anos 80 da associação entre Claudio Zampolli (um vendedor de Ferraris) e o produtor musical Giorgio Moroder que se cruzaram quando Moroder levou o seu Lamborghini Countach para revisão na garagem de Zampolli.
O Cizeta-Moroder V16T recebeu este nome em 2 partes - o nome "Cizeta" vem da pronuncia em italiano das iniciais do fundador Claudio Zampolli (C.Z.), e o "V16T" devido à peculiar configuração do motor e transmissão. Trata-se de uma evolução do Miura em que o motor V16 esta transversal ligado a caixa de velocidades fazendo um T.
Foi o primeiro motor com um V16 em posição transversal, algo necessário devido ao comprimento do motor mas que tornou o Cizeta um dos automoveis mais largos de produção. Este motor é na verdade 2 V8s unidos para partilharem a zona central que permitia acesso à transmissão.
Desenhar e construir este motor é um grande feito para um construtor tão novo especialmente porque era unico. A Cizeta encomendou todos os componentes à medida.
O design pertence Marcello Gandini e se o achar muito proximo ao do Diablo isto é porque Gandini (que antes desenhou o Countach) entregou este design à Lamborghini para o sucessor ao Countach.
Mas a Lamborghini modificou muito o design original de Gandini, algo que o deixou frustrado. Gandini levou então o seu design à Cizeta que o manteve inalterado.
O primeiro prototipo foi apresentado em 1988 em Los angeles antes do salão automovel com grande fanfarra. Claudio Zampolli apresentou o primeiro supercarro com um motor de 16 cilindros com mais de 560 cavalos. O design agressivo deu resultado e o carro seria comercializado em 1992.
Apesar de ter sido apresentado como Cizeta-Moroder a associação entre Claudio Zampoli e Giorgio Moroder dilui-se pouco depois da apresentação e o carro foi comercializado como Cizeta V16T.
Mas durante a fase de produção de 1992 a 1995, a economia mundial desacelerou e a Cizeta Automobili teve que reduzir a produçao para apenas unidades encomendadas.
Infelizmente ao ser unico tornou-se caro - na recessão dos anos 90 400.000 dolares para um automovel de um construtor sem historial acabou por resultar em apenas 10 carros terem sido construidos.
Actualmente a Cizeta Automobili ainda constroi o Cizeta V16T conforme as encomendas e faz a manutenção às unidades existentes. EM 2003 foi apresentado no Concorso Italiano (Monterey) o Cizeta V16T Spyder que recebeu o premio de escolha do publico.
O Spyder TTJ recebe algumas actualizações visuais como entradas de ar e aileron em fiobra de carbono e mantem-se imponente mesmo depois de tantos anos. Apenas foi encomendada 1 unidade deste spyder.
Mas se quer um, ainda aceitam encomendas.

2 comentários:

  • hugo espanhol says:
    3 de janeiro de 2011 às 13:10

    lembro-me perfeitamente deste carro, e até fazia parte dos carros que podiam escolher no jogo do Commodore Amiga 500 ...... era o Super Cars, da Mobygames....

  • Anónimo says:
    3 de janeiro de 2011 às 19:19

    eu tenho 1....no gt5 xDD