Ecomentalismo contra-ataca?

Como sabem, tenho uma certa alergia aos ecomentalistas - pessoas que acham que a defesa do ambiente justifica todos os meios. Creio ter encontrado 2 manifestações governamentais deste tipo de pensamento uma oriunda dos EUA (surpresa!) e outra dos Franceses.
Nos Estados Unidos a agência ambiental EPA aprovou a venda de gasolina com 15% de Etanols a veículos de passageiros e "small trucks" de 2007 em diante sem antes perguntarem aos construtores. Segundo estes, a E-15 (como é conhecida) pode danificar o catalisador de veículos e os motores de outros veículos como barcos, motas, etc. E como temem problemas mecânicos que depois lhes sejam cobrados processaram a EPA para bloquear a aplicação.
O segundo exemplo vem da terra do queijo mal-cheiroso, mais particularmente Paris. O grupo Bolloré venceu o concurso Autolib na capital francesa que estipula a instalação de estações de recarga rápida e fornecer veículos eléctricos (até 3.000 unidades até primavera 2012) para aluguer de curta duração em Paris já apartir de Outubro 2011. Parece boa ideia, o problema é que o automóvel que venceu o contracto, o Bolloré Bluecar não existe.
Foi apresentado como concept estático e ninguém o conduziu. Apenas o construtor afirma que tem uma autonomia de 250km e transporta 4 passageiros. O problema é que o i-MIEV que á anda por ai apenas consegue pouco mais de 100km e o grupo Bolloré recentemente dissolveu a parceria com a Pininfarina e assim ficou sem meios de produzir o veículo.
Mas ainda não acabei - este veiculo é suposto ser alimentado por um novo tipo de bateria de lítio que também não existe a nível industrial, apenas foi testada em laboratório e em dispositivos mais pequenos como portáteis e telemóveis. Ou seja, não há testes em "vida real" que garantam que esta bateria seja fiável.
Já existem alguns pontos de recarga em Paris mas são muito poucos e instalar estes pontos de recarga sai extremamente caro e ainda não há uma norma europeia sobre qual é a tomada padrão e para os tais pontos de recarga rápida! Será possível fazerem tudo isto num ano? Duvido.

1 comentários:

  • Marco C. says:
    31 de dezembro de 2010 às 16:41

    Isto não está famoso para haver alternativas ao petróleo...

    Se houvesse Petróleo em Portugal, isso é que era... Com tanta buraco no país ninguém descobre 1 para o Petróleo lol