Ambiente ou um V12?

Esta é sem dúvida alguma, uma relação de amor e ódio (vamos ver a questão com algum humor :-). Não podemos deixar de amar, respeitar, adorar o ambiente que nos rodeia. Não podemos deixar de amar, respeitar e adorar algumas peças de engenharia, que são na realidade verdadeiras obras de arte, e que se distinguem apenas, p. ex., das flores, porque não há árvores que dêem carros!Em política e em outros contextos relacionados com a sociedade, natureza ou ambiente natural, muitas vezes se refere àquela parte do mundo natural que as pessoas julgam importante ou valiosa por alguma razão — ecónomica, estética, filosófica, sentimental , etc e que sem o qual (o ambiente), torna-se impossível a existência humana. O bom ambiente, claro.

E é precisamente aqui que este tema assume outra dimensão! "Torna-se impossível a existência humana".

Existência
é a qualidade de tudo que é real ou existe, e também a base de todas as outras coisas. Os seus campos de estudo são principalmente a Metafísica (enquanto tratado o aspecto amplo do termo) e a Ontologia (do ser enquanto ser).

O homo sapiens, como espécie, tem como característica o desejo de entender e influenciar o ambiente à sua volta, procurando explicar e manipular os fenômenos naturais através da filosofia, artes, ciências, mitologia e da religião. Esta curiosidade natural levou ao desenvolvimento de ferramentas e habilidades avançadas. O ser humano é a única espécie conhecida capaz de criar o fogo, cozinhar seus alimentos, vestir-se, além de utilizar várias outras tecnologias.

V12 é uma configuração de motor de combustão interna em que 12 cilindros estão dispostos em duas bancadas de 6 cilindros, unidas pela parte de baixo, formando um "V".


Se tentarmos compreender estes três conceitos, chegámos à conclusão de que são indissociáveis. Não? Vejamos. O ambiente que nos rodeia é absolutamente essencial para o ser humano sobreviver, desde a água, o oxigénio, a gravidade, a temperatura, os bens essenciais como o arroz, batatas, cereais, etc. Os 4 elementos em conjunto possibilitam a existência humana, na Terra, assim como a tentativa de descoberta de novos mundos. Surge o Ser Humano na sua tentavida de explorar o que conhece e o que não conhece, de aproveitar ao máximo os bens e materiais que estão ao seu dispôr, no sentido de saciar a sua sede de conhecimento. Mas na sua senda de conquistas, não abdica do conforto, da comodidade, do prazer (os reis e imperadores não abdicavam das suas cadeiras forradas a veludo e outros tecidos exóticos, carregados por funcionários altamente treinados e habilitados profissionalmente aos quais o Exmo. Sr. Rei chamava de escravos... outros tempos...)

O Ser Humano evoluiu para níveis nunca antes pensados, e se por um lado temos de defender o ambiente que nos rodeia - vou passar a chamá-lo de bom ambiente, já que dispensa-se mau ambiente - temos também de defender a condição humana na sua vertente de conquistador, de explorador, de curioso em relação a novas tecnologias e instrumentos, de querer sentir novos sentimentos, emoções e sensações.

É aqui que se encaixam os V12.


Poucas coisas se comparam a um V12. Se analisarmos a sua perfeição técnica, aliada à subjectividade do seu som, percebemos onde está o mistério, o entusiasmo, a emoção. Ouvimos o seu respirar, o seu transpirar, o seu tremer, a sua alma a querer andar, sair, correr e libertar-se da inércia... O seu trabalhar equivale ao som de milhares de ondas, juntas a bater na costa, nas pedras, som esse que entuasiasma quem ouve, quem sente, bem dentro de si.

A alma de um V12 é difícil de explicar. O que se sente igualmente o é. É pessoal, único, intransmissível. Por isso seria bom que todos estes elementos podessem co-existir livremente sem necessidade de equações subtraístas por forma a limitar qualquer um destes sujeitos.

O ambiente tem de ser protegido, a todo o custo. É indubitável. Tal como o Ser Humano tem de ser protegido, por nós próprios, de nós próprios. Quanto ao V12? Se não for protegido, morre uma parte de nós, uma parte do nosso equilíbrio interior.

Não vou dizer que os V12 estejam em crise, pois acho que não é o caso, mas devido a todas as alterações climatéricas e financeiras dos últimos anos, temo que se chegue ao ponto em que, quem tiver um V12, seja considerado um criminoso, ou pelo menos, um criminoso ambiental na sua mais pura forma de crime... quando na verdade o seu dono apenas está a olhar pelo sua saúde, pelo seu bem estar, pela sua alma...

E vocês, Ambiente ou um V12?

12 comentários:

  • Michordeiro says:
    7 de julho de 2010 às 10:22

    A minha consciência diz que se devia preservar o ambiente....

    Mas o som de um Ferrari Testarossa (V12 a 180º... hehehe)da década de 80 ou o mais recente Ferrari 599 GTO que se pode ouvir bem neste post http://www.4rodas1volante.com/2010/07/ferrari-599-gto.html faz com que perdoemos o mal que fazem, pelo excelente desempenho sonoro orquestral com que nos brindam....
    Eu perdoo!!!! Mas só se me deixarem dar mais uma voltinha num V12 dos bravos!!!... O único V12 que mexi foi num velhinho Jaguar XJS 6.0 V12...
    Caso contrário apelo à pena de morte a quem se passeia com essas orquestras rolantes!!!!

  • anarquista_duval says:
    7 de julho de 2010 às 11:58

    Isto é um extremismo desnecessário. Não é pela Ferrari deixar de fazer motores V12 que as emissões de CO2 vão descer drasticamente. Muito provavelmente os BMWs X5 35d vendidos num ano devem emitir mais CO2 que todos os V12 da Ferrari existentes no mundo: são mais e fazem mais kms, e no entanto poucos os criticam, antes pelo contrário, porque é a diesel.

    Pessoalmente não sou grande fã de Vs em carros, especialmente de 12, acho que têm peças a mais e é tudo muito mais complicado (para quê 4 borboletas na admissão???), mas também nunca conduzi nenhum e o único que ouvi até hoje foi de um Ferrari 612 ao ralenti. Posso mudar de opinião.

    Mas como já disse, não é pela morte dos V12 que os problemas do mundo vão acabar. Portanto, desde que só se encontrem ao alcance de alguns, é perfeitamente possível haver uma espécie de equilíbrio (o possível) entre uma coisa e outra.

  • Manel says:
    7 de julho de 2010 às 14:18

    Entre o Ambiente e um V12 venha o V12. Sem duvida nenhuma. No entanto ha que ter alguma cabeça com isto. A epoca aurea dos V12 definitivamente acabou. Nunca mais teremos outra igual. No entanto acho que certas inovações tecnologicas iriam fazer bem aos V12. E o caso do novo 6 3/4's do Mulsanne que so trabalha com os 12 cilindros acima de uma determinada velocidade (80 Km/h se nao estou em erro) iriam fazer maravilhas ao ambiente. No entanto acho que este sistema acopolado ao 6,5 litros da Lamborghini seria um crime. O mesmo se passa com o 6 litros da Ferrari.
    Outra hipotese será a redução do peso do automovel utilizando a fibra de carbono ou materiais compositos e do motor utilizando aluminio, ou outro metal duro quando e sempre que possivel.
    A solução passa portanto em desligar os cilindros e pela redução do peso, quer dos automoveis, quer do motor.
    Assim os nosso queridos e adorados V12 continuaram a rugir por muitos e longos anos.

  • Michordeiro says:
    7 de julho de 2010 às 15:35

    Aqui ficam 3 belos exemplares da época áurea dos V12...
    http://sportscarforums.com/f11/850csi-v12-vs-sl600-v12-vs-33129.html

    3 Excelentes exemplares de carros mais comuns com uma versão V12. Estes são dos que têm o futuro mais ameaçado...

    Agora quando falamos de peças de relojoaria italiana... A conversa muda logo... Não podem desaparecer!!!! Por exemplo a Ferrari e a Lamborguini nasceram com V12... Existem sistemas para compensar consumos...

    O futuro ditará sua sentença....

  • Turbo-lento says:
    7 de julho de 2010 às 16:14

    O impacto do V12 no ambiente é irrisorio - a lamborghini fez um estudo e concluiu que os carros que produz fazem menos de 5.000km por ano. Tendo em conta a baixa quilometragem e o reduzido número de automoveis com V12 produzidos o seu peso no ambiente é minimo. Mas há que manter os ambientalistas mais radicais satisfeitos...porque não arranjam namoradas?!

  • JEKUpt says:
    7 de julho de 2010 às 16:35

    Quando mais gasolina eu gastar mais depressa acaba o petroleo logo mais depressa a Humanidade tem de encontrar uma alternativa ao petroleo :D

  • Miguel says:
    7 de julho de 2010 às 16:40

    Eu sou dos que faz reciclagem, sou dos que não deita papeis ao chão (não apenas por motivos ecológicos), dos que reutiliza etc etc.
    No entanto, acho que assim como poluir é um negócio, despoluir é tão negócio como outro qualquer.
    Portanto, respeito o ambiente e tomo todas as medidas que acredite serem benéficas para um futuro melhor para os meus filhos e netos, menos poluído do que o que eu tive, mas se tivesse a oportunidade de comprar um V12, não pensava 1 segundo que fosse!
    E mais, se comprasse um V12 iria fazer todos os possíveis para nunca o vender e deixa-lo para os meus filhos o herdarem.

  • Santos says:
    2 de agosto de 2010 às 23:28

    Se poder comprar um V12, um V12 com certeza, já que preservo o ambiente da melhor forma possível, não estivesse eu a estudar Biologia. não é contrasenso: um V12 não vai fazer mossa no ambiente a nível global, já os milhares de autocarros, camiões, aviões e avionetas não poderão dizer o mesmo...

  • Santos says:
    6 de agosto de 2010 às 19:35

    Acho que caminhamos para soluções mais próximas do 918 Roadster. Se bem que continuo a insistir nos Tesla... Acho que o Ambiente e os "V12" cada vez serão mais compatíveis, o problema é que em poucos anos serão peças de museu, é que a "moda eléctrica" tá a pegar

  • myartpaulorodrigues says:
    9 de agosto de 2010 às 15:21

    Eu escolho um V12 ambiental, ou seja, tudo o que existe de bom num V12, mas com menos 95% de emissões que este emite :-) talvez quando o Star Trek for realidade :-) Definitivamente ambiente, mas não podemos esquecer os prazeres da vida, e falando a sério, não são os V12 os causadores da poluição e do buraco do ozono. São mais os 4.8L, os 5.3L, os 6.3L das pick-ups e SUV's e 4x4 dos Srs. Americanos que usam estes brinquedos apenas para levarem os filhos à escola...

  • Nelson Cruz says:
    16 de agosto de 2010 às 19:13

    E que tal um Tesla com um bom sistema de som a roncar como um V12? :)

  • Anónimo says:
    26 de setembro de 2010 às 13:14

    Desde já parabens pelo blog. Eu escolho o ambiente, mas compreendo a admiração pelos V12s. O planeta caminha num sentido incontornavel e as questões energéticas são o calcanhar de aquiles das sociedades modernas, por isso tenho mesmo de escolher o ambiente...