Viajar: GPS vs Mapas

Com o aproximar de outro aniversário, comecei a procurar algo para oferecer a mim mesmo, um mimo pessoal. E não demorou muito até me encontrar em frente a uma prateleira com vários GPS portáteis. E ao fim de alguns minutos a acariciar o brinquedo dei por mim a pensar se valia mesmo a pena. Será que consigo largar os bons e velhos mapas de papel?

A verdade é não conduzimos apenas para transporte, o que é estranho porque as estradas são uma necessidade funcional - sem elas os carros de pouco ou nada servem, mas também são um meio de extrair prazer...a estrada certa, com o carro certo, no momento certo! Algo que os GPS's não entendem: eles apenas servem para nos levar do ponto A ao ponto B. Uma abordagem à estrada pura e simplesmente utilitária.
Quando planeio uma viagem, estudo o mapa a procura das melhores estradas. Se a estrada é uma artéria superlotada entre 2 grandes cidades ("hora de ponta a toda a hora") ou se é uma estrada paralela a uma auto-estrada e portanto com menos trânsito. O mapa também ajuda a criar uma imagem mental da estrada, visualizamos as curvas e irregularidades do terreno.
Num GPS não conseguimos ter uma vista do espaço que nos rodeia na estrada: o ecrã é pequeno demais. É como ler um mapa por um buraco da fechadura.
Acho que os GPS's apenas servem para os primeiros 10 quilómetros e os últimos 10 quilometros de uma viagem: é reconfortante ter o GPS a conduzir-nos a um local desconhecido numa cidade desconhecida. E depois tirar-nos de lá.
Um mapa apresenta tudo a mesma escala e sempre constante. Acabamos por o memorizar e conseguimos "ver" a forma como a paisagem muda. O GPS reduz o mundo a um corredor de setas e instruções que são inúteis fora daquele contexto temporal.
O GPS é só pensa no destino. Viajar também é acerca do caminho percorrido.
E há 2 outros pormenores que me preocupam...
Um é a margem de erro destes dispositivos. Em boas condições (em campo aberto - sem obstáculos) a margem de erro é de 10 metros. Que aumenta se houver obstáculos entre o aparelho GPS e os satélites (edifícios, arvores, etc). Se viajar a 90km/h, 10 metros corresponde a meio segundo... vou fazer 32 anos, os meus tempos de reacção já não são o que eram!
O outro problema é que algumas pessoas acreditam cegamente nestes aparelhos independentemente do quanto ridículo possa ser. Abaixo vão encontrar ligações a páginas de jornais com noticias sobre os efeitos "nefastos" destes aparelhos. Alguém viu o "Evil Machines" do Terry Jones? Elas vêem ai...
Era uma vez um bairro pacato de Londres...

Lembram-se da historia do tocador de flauta que encantou os ratos a atirarem-se de um penhasco? Na versão moderna, ele usa um GPS!
(Clicar para artigo original)

Camião mete-se em sarilhos
"A placa bem que dizia que esta estrada não era para veiculos pesados mas o como GPS dizia para avançar...eu avancei!"(Clicar para artigo original)

Camioneta de reformados bloqueada

GPS's mete carros no molho
Em Lisboa não é necessário GPS para isto...
(Clicar para artigo original)


Mulher ao volante, Mercedes no molho

Via agricola? O que é isso?(Clicar para artigo original)
Lille em França ou na Bélgica?


Casamento "quase" arruinado

Noiva abandonada no altar porque o GPS do noivo enganou-se...bela desculpa!
(Clicar para artigo original)
Camião bloqueado por 3 dias

Condutor dormiu 3 noites no camião bloqueado porque a via era estreita demais...
(Clicar para artigo original)
Cidade invadida por tanques?Imaginem que os Americanos resolvem invadir Cuba e vão parar ao Alentejo...
(Clicar para artigo original)

Ambulância demorada
Nós por cá ficamos perdidos com os telefones mais que com o GPS!
(Clicar para artigo original)
Um dia talvez venha a adquirir um destes dispositivos, mas não agora e decididamente vou manter os bons e velhos (e fiáveis) mapas no porta-luvas.
Continua a minha busca por uma prenda...acho que vou passar a loja de lingerie.










0 comentários: