Distrações ao volante

Tenho uma triste confissão a fazer: bati com o meu carro. Não foi exactamente bater uma vez que não ia muito depressa, foi mais uma raspadela. Se bem me recordo ia tão devagar que acho que agulha do velocímetro nem levantou do descanso.

O que aconteceu foi que ao tirar o carro do lugar de estacionamento distrai-me e não virei o suficiente e foi este o resultado.

Enquanto chamava a mim próprio todos os nomes existentes no vocabulário português, mirava a causa do meu "quase" acidente: os anúncios das águas Luso "Formas Luso" com a loirinha da TV Cabo.

Mas não é só esta menina das águas Luso. Se eu disser "Cláudia Vieira", vocês sabem quem é? Não? E se eu disser "anuncio de lingerie a entrada de Lisboa" já sabem quem é!
Confesso que nunca vi o "Morangos com açúcar" (nem tenho a TVI sintonizada em casa - o Richard é que disse quem ela era) e portanto nunca tinha ouvido falar desta menina, mas aquele poster gigante dela numa pose subjectiva envergando um igualmente subjectivo conjunto de lingerie é difícil ignorar.
É que elas estão por todo o lado, nos anúncios de automóveis, de férias nas caraíbas, etc. E todos estes anúncios, estão disponíveis na berma das nossas estradas.
E isto trás-me a uma (mais uma) paranóia do pessoal de higiene e segurança que acham que fumar, comer, beber ou ouvir musica no carro devia ser proibido porque distraem o condutor, logo causam acidentes.
Começaram por implicar com os telemóveis porque dizem que é impossível um condutor concentrar-se enquanto fala ao telemóvel...a sério?! Afinal, conversamos com o passageiro, insultamos os outros condutores e isso não causa acidentes.
Agora falam em proibir fumar ao volante. Recusar um cigarro a um fumador vai torna-lo agressivo e impaciente. Fumar acalma a pessoa.
Proíbam o pessoal de fumar ao volante na 2ª circular em hora de ponta e temos, em fúria, o poder destrutivo equivalente a uma arma nuclear.
E querem ir atrás da única fonte de distracção legalmente permitida ao condutor de um carro - p rádio. O simples e inocente rádio. Inocente porque por si não nos fornece qualquer entretenimento. Precisamos das rádios, do DJ's e toda essa parafernália. E infelizmente é aí corre mal.

Temos a RFM.
Que toca a mesma lista de músicas várias vezes na mesma manhã. E tem a peculiar mania de usar o botão do RDS para dar uma noticia de trânsito de uma vila que nunca ouvimos falar e depois esquecem-se de desligar o botão e temos que os ouvir.
Seguida de perto pela TSF.
Que dá exactamente as mesmas noticias cada 30 minutos intercalados pelos mesmos anúncios (a minha sogra tinha de adorar a TSF).
Temos a Antena 3. Cheia de DJ's que tocam musica "alternativa" e cómicos que se acham engraçados....no universo paralelo em que vivem.
As rádios é que causam acidentes! Arranjem leis que os obriguem a tocar música de jeito, a entrevistar pessoas interessantes, arranquem os mamilos aos comediantes com um maçarico de acetileno ao vivo e de certeza que as pessoas levantam o pé para poderem ouvir melhor!
Sinceramente, até acredito que comer, beber, fumar e abanar o capacete ao som do rádio pode distrair o condutor...e isso até pode causar acidentes. Mas falta pouco até a Cláudia Vieira ter o mesmo efeito.
Olá meninos. Eu sou fã do 4rodas1volante e vocês? Richard, liga-me vai!
E o que vamos fazer acerca disso? Proibir publicidade? Seria giro numa sociedade que vive do consumismo.
Senhor Sócrates, se estiver a ler (duvido) concordo com os seus colegas da Higiene e Segurança (esses que no século 15 dariam óptimos juízes de inquisição) - Nada de musica, cigarros ou sandes ao volante, mas têm de retirar todos esses cartazes da berma da estrada! Pode ser? Bem me parecia...

6 comentários:

  • Nelson Cruz says:
    4 de junho de 2008 às 13:19

    Turbo, tb já reparei no poster gigante da Claudia Vieira numa das minhas últimas idas a lisboa... e só digo que ainda bem q não era eu q ia a conduzir!

    Um "celebrity tabloid" online americano fez há uns meses uma compilação de 30 "belezas internacionais". Portugal estava lá em 9º lugar precisamente graças á Cláudia Vieira. Ficou à frente de algumas famosas como Naomi Campbell, Laeticia Casta, Milla Jovovich e Rebecca Romjin.
    http://www.popcrunch.com/international-beauty-page-3/

    Até acho q temos melhores representantes da beleza nacional... mas pronto.

  • Anónimo says:
    4 de junho de 2008 às 18:39

    no reclame do agua luso diz ''comprovado cientificamente, reduz o apetite''. Com a loirinha la so ganho e' vontade de (a) comer
    lool

  • Anónimo says:
    5 de junho de 2008 às 12:46

    Que site do caraças ó Nelson!!=P

  • Richard says:
    5 de junho de 2008 às 18:02

    Não quero fazer um comentário machista mas apesar de "não vestir muito bem de cara", é boa todos os dias!

    ... e fiz! lol

  • Richard says:
    5 de junho de 2008 às 18:15

    Eu próprio já dei um toquezito no da frente à uns anos por causa de um cartaz assim... fumo e por enquanto quero continuar a fumar ao volante na 2ª circular porque senão passo a ir de caçadeira!! E Turbo, tou contigo, as radios cada vez piores é que são um verdadeiro perigo, até porque nos fazem mudar mais vezes de estação ;)

  • Turbo-lento says:
    5 de junho de 2008 às 18:34

    Creio que o periodo pior foi quando, há muitos anos, estreou o Titanic no cinema, e um dia ia no meu carro e o radio tinha 6 memorias e 5 dessas radios estavam a passar ao mesmo tempo a porcaria da musica do titanic! Roubando a expressão ao "Captain Slow", eu teria um acidente de proposito só para não ouvir aquilo!